Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved. 

BLOG

  • Just Natural Please

Tubérculos Assados com Tomate e Tomilho

A receita que vos trago hoje é resultado da minha tentativa de transformar os "mal amados" nabos e beterrabas (a cenoura ainda escapa...) em algo mais apetecível.

Tenho pena dos nabos. Têm fraca reputação e uso muito limitado na nossa cozinha. Mas eu acho que há grande potencial neles, já para não falar que os acho um tubérculo particularmente bonito.

Para além de usá-los nas bases de sopa também costumo usá-los ralados em saladas. Mas assados ficam ainda mais agradáveis, mais doces e tenros.

​E estas cores, quem resiste?? Os olhos também comem, não é verdade?



Tubérculos no Forno com Tomate e Tomilho

Serve: 4 porções Tempo de Preparação: 5 minutos ​Tempo de Cozedura: 30 minutos Dificuldade: Fácil Custo: 2,40 € Informação Nutricional (por porção): 145 Kcal, 4 g proteína, 18 g hidratos de carbono, 4 g lípidos, 8 g fibra

Ingredientes: 5-6 Nabos pequenos (400 g) 2 Beterrabas médias (300 g) 3 Cenouras médias (300 g) 3 Chalotas 3 Dentes de Alho 3 colheres de sopa de Concentrado de Tomate* 6 colheres de sopa de Água 1 colher de chá de Massa de Pimentão* Sumo de 1 Limão 1 colher de chá de Orégãos secos 1 colher de sopa de Azeite Virgem 1 pitada de Flor de Sal, a gosto 1 pitada de Pimenta Preta, a gosto 6 raminhos de Tomilho fresco

*Tentem usar concentrado de tomate e massa de pimentão sem aditivos, o mais natural possível. Em vez de concentrado de tomate podem usar polpa de tomate mas aí não precisam de adicionar a água.

Método de Preparação: 1. Descascar os tubérculos. Cortar os nabos e as beterrabas em meias luas grosseiras e as cenouras em rodelas grossas. Colocar num recipiente de forno. Reservar. 2. Numa tigela pequena misturar os restantes ingredientes e mexer para combinar. Verter sobre os tubérculos e misturar para cobrir bem todos os pedaços no molho. 3. Pré-aquecer o forno a 200 ºC. 4. Quando o forno estiver quente, colocar o recipiente no forno e assar durante 30 minutos, mexendo uma vez a meio. Retirar do forno e servir.

Espero que gostem!