Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved. 

BLOG

  • Just Natural Please

Trufas de batata doce e cacau


A Páscoa está aí à porta e não podia deixar de vos trazer mais uma sugestão para um docinho saudável e tão fácil de fazer. Eu adoro esta receita! Só leva ingredientes integrais, simples, saudáveis e o resultado final é simplesmente decadente...


Gosto tanto desta receita que a decidi levar à minha primeira participação na rubrica "Dê mais sal e pimenta à sua ementa" do programa Manhãs na TV no canal Kuriakos, onde vou passar a ter uma participação mensal.



Caso queiram espreitar o vídeo do programa têm aqui o link. Se quiserem rir, vejam o minuto 7 em que quase mato a apresentadora com o copo da Bimby (aaarrwww, que vergonhaaaa). Estava tão focada em fazer a receita no tempo que nem raciocinei que a Fátima estava a espreitar a massa quando levantei o copo, foi por um tris! A minha sorte é que ela tão querida e bem disposta que reagiu de forma super positiva à minha distracção...



Enfim, gafes televisivas à parte, estas trufas valem mesmo a pena serem experimentadas. Mesmo que a Páscoa já tenha passado quando se cruzarem com esta receita porque não preparar um snack que é saudável, energético e ao mesmo tempo delicioso? Todos merecemos um pouco mais de selflove na nossa vida...



Esta é também uma receita para a qual podem pedir ajuda à pequenada para a fazer. Os miúdos adoram fazer bolinhas! Ok, eles são capazes de deixar tudo castanho em seu redor mas acho que vale a pena a sujeira em troca de uns momentos divertidos em família e acima de tudo, de lhes mostrar como as guloseimas também podem ser saudáveis e não têm de vir em pacotinhos coloridos de supermercado.


Para os mais pequenos, em que o cacau deve ser evitado (menores de 2 anos) podem usar alfarroba em vez de cacau. Ficarão igualmente deliciosas!


Deixo-vos também duas receitas de Páscoa velhinhas aqui do blog: ovinhos de chocolate com recheio de caju e amêndoas em caramelo balsâmico.




Trufas de batata doce e Cacau


Serve: 10 trufas

Tempo de Preparação: 40 minutos para assar a batata doce + 5 minutos prepararção

Custo: aprox. 5,50 €

Informação Nutricional (por trufa): 103 Kcal, 2,9 g proteína, 12,9 g hidratos de carbono dos quais 7,7 g açúcares, 5,2 g lípidos, 2,7 g fibra

Idade: +24 meses*

*substitua o cacau por alfarroba e poderá dar estas trufas a bebés a partir dos 6 meses


Ingredientes:

100 g de amêndoas com pele

100 g de polpa de batata doce de polpa amarela assada no forno*

100 g de tâmaras Medjool (aprox. 5 tâmaras)

3 colheres de sopa rasas de cacau puro (20 g)

Uma pitada de sal marinho (opcional, para intensificar o sabor)


*preferir a batata doce de polpa amarela para esta receita pois é a que dará uma melhor consistência à massa. Deverá usar batata assada no forno pois cozida trará demasiada água à massa e será difícil de moldar as trufas. Para assar no forno, basta levar as batatas com pele bem lavada ao forno a 200 ºC durante cerca de 40 minutos.


Toppings:

Cacau puro em pó

Farinha de amêndoa

Sementes de cânhamo

Coco ralado

Morango desidratado moído (ou bagas goji trituradas)


Preparação:

1. Colocar as amêndoas no processador de alimentos e reduzir a farinha. (Para bebés certifique-se que não ficam pedaços de amêndoa escondidos na farinha.)

2. Adicionar a polpa de batata doce, as tâmaras descaroçadas, o cacau e uma pitada de sal. Processar até obter uma pasta homogénea.

3. Transferir a massa para um recipiente, humedecer as mãos com um pouco de água para a massa não colar aos dedos e moldar as trufas usando cerca de ½ colher de sopa da massa para cada uma.

4. Dispor uma pequena quantidade de cada topping em recipientes individuais (por exemplo em pires de café) e rolar as trufas nos mesmos. Servir.


Na Bimby:

1. Colocar as amêndoas no copo. Colocar a tampa e o copo medidor e reduzir a farinha (7 segundos vel. 8).

2. Adicionar a polpa de batata doce assada, as tâmaras descaroçadas, o cacau e uma pitada de sal. Colocar a tampa e o copo medidor e processar até obter uma massa homogénea (10 segundos vel. 7).

3. Transferir a massa para um recipiente, humedecer as mãos com um pouco de água para a massa não colar aos dedos e moldar as trufas usando cerca de ½ colher de sopa da massa para cada uma.

4. Dispor uma pequena quantidade de cada topping em recipientes individuais (por exemplo em pires de café) e rolar as trufas nos mesmos. Servir.



Espero que gostem da receita e espero que tenham gostado da minha participação no programa Manhãs na TV.


Uma doce e feliz Páscoa para vocês.

Joana



(english version)



These sweet potato cacao truffles are one of my sweet treat favourite recipes of all times. They are made only with simples, whole ingredients, super easy and quick to make and turn out to be a delicious and decadent treat. With Easter just around the corner, here's a suggestion for you to make for your loved ones.



Sweet potato cacao truffles

Serves: 10 truffles

Preparation time: 5 minutes

Difficulty level: Easy

Cost: approx.5.50 € (Portugal)

Nutritional Information (per cookie): 103 Kcal, 2.9 g protein, 12.9 g carbs from which 7.7 g sugars, 5.2 g fat, 2.7 g fiber

Age: +24 months*

*substitute cacao by carob powder and you can give these truffle sto babies from 6 months old.


Ingredients:

3/4 cup (100 g) of raw almonds

1/2 cup baked sweet potato (yellow pulp)

5 Medjool dates (100 g)

3 tbsp cacao powder (20 g)

One small pinch of sea salt (optional, only to intensify flavors)


Toppings:

Raw cacao powder

Almond flour

Hemp hearts

Shredded coconut

Dried strawberries, grounded (can be replaced by grounded goji berries)


Directions:

1. Place almonds in your food processor and reduce to flour.

2. Add in sweet potato pulp, pitted dates, cacao powder and a pinch of sea salt. Process until you get a homogenous paste.

3. Transfer the paste to a small bowl and humidify your hands with a little bit of water so the paste doesn't stick too much to your hands. Roll the truffles between the palms of your hands using about 1/2 tbsp of the paste for each truffle.

4. Place a small amount of the toppings your're using in small plates and roll trufles over them. Serve and enjoy.



I hope you enjoy this recipe.


Have a sweet and happy Easter.

Joana

298 visualizações1 comentário