BLOG

  • Just Natural Please

Tofu à Zé do Pipo (com puré de batata doce)


A receita que vos trago hoje tem sido aquela a que tenho recorrido ultimamente cá em casa quando me apetece algo reconfortante (o que tem acontecido mais vezes do que as que me deixariam orgulhosa...).

É deliciosa, saciante e, se não abusarem muito da maionese, sal ou azeite, até tem o seu "quê" de saudável...



O nome "Zé do Pipo" traz-me muitas memórias da minha adolescência, dos tempos em que ajudava os meus pais no seu restaurante, onde uma das especialidades era o tradicional Bacalhau à Zé do Pipo.


Como me lembro e guardo com carinho as imagens da minha mãe a manusear com grande esforço um grande saco de pasteleiro cheio de puré de batata fumegante, pronto a decorar filas de canoas de barro com florzinhas de puré...

As suas mãos calejadas de cozinheira já nem sentiam o quente do puré e os seus braços fortes manejavam o pesado saco numa dança ritmada e envolvente, daquelas que captam a nossa atenção numa espiral onde o tempo não passa...



Bom, chega de nostalgia! Vamos à receita!


Primeiro falemos de tofu. O pobre tem má fama de ser sem-saborão: caso verídico se não for bem temperado. Por isso começamos por mariná-lo durante uns 20 minutos, enquanto adiantamos o puré.


A maionese vegan dá aquele toque especial ao prato (Zé do Pipo tem de ter maionese!) e a receita podem encontrá-la aqui (está pronta em dois minutos, vale a pena).



O puré tem margem para dar largas à imaginação. Eu usei batata doce laranja, que fica com uma cor maravilhosa e textura irresistível, mas poderão fazê-lo com batata doce amarela, batata vulgar ou mesmo uma mistura de batatas e incluir ainda outras coisas como abóbora, ervilhas, cenoura ou beterraba.



Depois de corarmos o tofu numa cebolada ligeira e de fazer a montagem num recipiente de forno, vem a decoração com o puré. Eu usei saco de pasteleiro, tentado fazer jus às inúmeras vezes que observei a minha mãe fazer o mesmo, mas confesso que decorar com saco de pasteleiro não é das minhas atividades preferidas...

É de facto um pouco difícil conciliar o quente do puré com a gordura que faz o saco escorregar na mão enquanto tentamos acertar a pressão e velocidade exatas com que o puré tem de sair do bucal do saco para fazer flores bonitinhas.

Pode requerer algumas tentativas para aprendizagem.

No entanto, acho que a beleza do prato final compensa o esforço...



E depois de anos e anos a ver a minha mãe servir uma outra versão deste prato, hoje sou eu que vos sirvo com todo o carinho.




Tofu à Zé do Pipo (com puré de batata doce)


Serve: 4 pessoas (faz dois tabuleiros como o da fotografia)

Tempo de Preparação: 60 minutos

Dificuldade: Média

Custo: aprox. 9,70 €

Informação Nutricional (por porção): 520 Kcal, 20 g proteína, 44 g hidratos de carbono, 44 g lípidos dos quais 3,5 g gordura saturada

Idade: +12 meses*

*prato para uso ocasional apenas pois não é muito equilibrado para crianças. Poderá reduzir ou omitir o sal e remover a maionese para torná-lo mais equilibrado para crianças


Ingredientes:

500 g de Tofu

2 cebolas médias

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de azeite

Sumo de ½ limão

1 folha de louro, opcional

1 punhado de coentros

1/4 – 1/3 chávena de maionese vegan (receita aqui)

1 pitada de sal marinho, a gosto (opcional)


Para o puré de batata doce

800 g de batata doce (usei polpa laranja mas pode ser amarela)

1/4 chávena (60 ml) de bebida vegetal

1 colher de sopa de azeite virgem

1 pitada de sal marinho, a gosto (opcional)

1 pitada de noz moscada, a gosto (opcional)


Preparação:

Preparar a marinada de tofu:

1. Escorra bem o líquido do tofu e corte em fatias com cerca de 0,5 cm de espessura. Disponha num recipiente numa só camada. Reserve.

2. No processador de alimentos coloque ½ cebola, os dentes de alho, 1 colher de sopa de azeite, o sumo de limão e os coentros grosseiramente picados e uma pitada de sal marinho. Processe durante alguns segundos para formar uma pasta grosseira. (Na Bimby: 10 segundos velocidade 7).

3. Verta a mistura anterior sobre o tofu e espalhe bem. Deixe marinar durante cerca de 20 minutos.


Preparar o puré de batata doce:

1. Descasque a batata doce e corte em pedaços grosseiros. Coza num tacho com água ou a vapor até estar tenra sem deixar cozer demasiado (cerca de 15 minutos). Escorra bem e coloque num tacho médio. (Na Bimby: 25 minutos, 95 ºC, velocidade 1).

2. Esmague as batatas com um esmagador de batatas ou coloque num processador de alimentos e processe até ficar cremoso. (Na Bimby: 30 segundos, velocidade 4)

3. Adicione a bebida vegetal e mexa bem ou processe mais um pouco. Ajuste a quantidade à textura desejada.

4. Adicione os temperos e o azeite. Reserve.


Para fazer o puré de batata doce na Bimby:

1. Descasque a batata doce e corte em pedaços grosseiros. Coloque no copo juntamente com a bebida vegetal e coza 25 minutos, 95 ºC, velocidade 1.

2. Triture as batatas 30 segundos, velocidade 4.

4. Adicione os temperos e o azeite e envolva 5 segundos, velocidade 3. Reserve.


Finalizar o prato:

1. Numa frigideira anti-aderente, coloque as restantes cebola e meia cortadas às rodelas com uma colher de sopa de azeite e a folha de louro. Deixe alourar em lume médio mexendo ocasionalmente.

2. Quando a cebola estiver loura adicione o tofu e toda a marinada e deixar alourar em lume médio, cerca de 5-8 minutos. Vire cada fatia de tofu e aloure do outro lado.

3. Entretanto, ligue o forno na resistência superior a 200 ºC.

4. Quando o tofu estiver alourado, retire do lume e disponha as fatias num recipiente de ir ao forno e distribua a cebolada sobre o mesmo.

5. Espalhe a maionese vegan, a gosto, sobre a cebolada.

6. Coloque o puré de batata doce num saco de pasteleiro e distribua em redor do tofu em pequenas nozes (se não tiver saco de pasteleiro poderá adicionar o tofu com uma colher.

7. Leve ao forno para gratinar durante cerca de 15-20 minutos. Sirva de imediato.



Espero que gostem desta receita!


Até breve,

Joana

PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.