BLOG

  • Just Natural Please

Tapas Veganas: 4 receitas

Atualizado: 24 de Jan de 2018

Quatro Tapas Veganas, saudáveis e deliciosas, criadas para o blog Nutrição Feminina da nutricionista Carla Fernandes.




MINI ESPETADAS DE VEGETAIS COM MOLHO DE BARBECUE

Ingredientes: (6 mini-espetadas)

6 Cogumelos médios Castanhos ou Brancos

6 Tomates Cherry

2 Chalotas ou cebolas pequenas

½ Pimento Vermelho

¼ Curgete

Sumo de 1 Limão

½ colher de sopa de Gengibre fresco ralado (opcional)


Para o Molho Barbecue:

2-3 Tomates médios maduros 2 dentes de Alho 1 Cebola média 2 colheres de sopa (30 ml) de Geleia de Agave 1 colher de sopa (15 ml) de Vinagre de Sidra 1 colher de chá de Paprica 1 colher de chá de Orégãos Secos 1/2 Malagueta (opcional) 1 pitada de Flor de Sal, a gosto (opcional)


Preparação: Para fazer as Mini-espetadas: 1. Descascar as cebolas e cortar em terços ou quartos. Cortar a curgete em meias luas com cerca de ½ cm de espessura. Cortar oS cogumelos em duas metades. Cortar o pimento em quadrados com a dimensão aproximada à da curgete. 2. Colocar os pedaços de cebola, curgete e cogumelos num recipiente e adicionar o sumo de 1/2 limão e o gengibre cortado em pedaços muito finos. Mexer para envolver e deixar marinar durante cerca de 30 minutos. Reservar o pimento e os tomates cereja. 3. Colocar os paus de espetada num recipiente com água e deixar ensopar durante alguns minutos. Isto vai evitar que queimem ao cozinhar. 4. Montar as espetadas utilizando os vegetais, deixando os tomates e os pedaços de pimento para as extremidades para segurarem bem os restantes vegetais. 5. Grelhar no churrasco ou no fogão, virando as espetadas para grelhar todos os lados. O tempo vai depender da fonte de calor. No fogão, em lume médio, demoram cerca de 10 minutos. 6. Retirar do lume, regar com o sumo do restante ½ limão se desejado e servir com o Molho Barbecue.

Para fazer o Molho Barbecue: 1. Descascar e picar a cebola e o alho. Retirar as sementes da malagueta (se desejado) e picar em pedaços pequenos. 2. Colocar a cebola e a malagueta picadas num tacho pequeno, adicionar 1-2 colheres de sopa de água e cozinhar em lume baixo até a cebola ficar translúcida (cerca de 5 minutos), mexendo frequentemente e adicionando mais água sempre que secar demasiado. 3. Quando a cebola estiver translúcida, adicionar o alho picado e continuar a cozinhar por mais 1-2 minutos, mexendo frequentemente. 4. Adicionar o tomate picado e deixar cozinhar até este ficar desfeito (cerca de 10 minutos), mexendo ocasionalmente. 5. Quando o tomate estiver bem desfeito, adicionar os restantes ingredientes e mexer para incorporar. Deixar cozinhar por mais 2 minutos. 6. Retirar do lume e passar o molho com a varinha mágica até ficar homogéneo. Retornar ao lume e deixar cozinhar durante mais 2 minutos para espessar um pouco. Retirar do lume e servir.



ROLINHOS DE BERINGELA COM “FETA” de GIRASSOL

Ingredientes:

1 Beringela média 1/2 chávena de Sementes de Girassol, demolhadas em água durante 2-3 horas 1 dente de Alho pequeno (opcional) 2 colheres de sopa de Sumo de Limão 2 colheres de sopa de Água (ajustável conforme a textura pretendida) 2 colheres de sopa de Levedura de Cerveja 3 colheres de sopa de Salda picada 1 pitada de Pimenta Preta, a gosto (opcional) 1 pitada de Flor de Sal, a gosto (opcional)


Preparação: Para preparar o “Feta”: 1. Colocar as sementes de girassol numa taça cobertas com água e deixar de molho durante 2 a 3 horas. 2. Escorrer as sementes e colocá-las no processador juntamente com os restantes ingredientes. Processar até ficar cremoso, raspando as paredes do processador sempre que necessário. 3. Transferir para um recipiente hermético e reservar no frigorífico.

Para fazer os rolinhos:

1. Cortar a beringela longitudinalmente em fatias finas (0,3-0,5 mm) usando uma faca ou um mandolim.

2. Colocar uma grelha anti-aderente sobre lume médio-baixo. Quando estiver quente, adicionar as fatias de beringela. Grelhar durante cerca de 2-3 minutos em cada lado. Retirar e deixar arrefecer um pouco.

3. Barrar generosamente o “feta” de girassol num dos lados de cada fatia de beringela grelhada e enrolá-las em rolinhos, prendendo os mesmos com um palito. Servir.


GRÃO CROCANTE com PAPRICA

Ingredientes:

1 chávena de Grão cozido (250 g) 1 colher de sopa de Azeite Virgem 1 colher de chá de Paprica 1 pitada de Flor de Sal, a gosto (opcional)


Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 200 C e preparar um tabuleiro forrado com papel vegetal.

2. Passar o grão cozido por água e escorrer bem. Colocar o grão sobre um pano de cozinha e secá-lo cuidadosamente. Remover as peles que se soltarem.

3. Transferir o grão para o tabuleiro forrado e adicionar o azeite. Mexer para combinar e colocar no forno durante cerca de 40 minutos, mexendo a cada 10-15 minutos para virar os grãos.

4. Quando o grão estiver dourado e estaladiço no exterior, retirar do forno e transferir para uma taça. Adicionar a paprica e o sal e mexer. Servir.



COUVE-FLOR  ASSADA COM MOLHO de ALHO e COENTROS

Ingredientes:

1 Couve-flor média 1 colher de sopa de Azeite Virgem 1 pitada de Flor de Sal, a gosto (opcional) 1 pitada de Flor de Sal, a gosto (opcional)

Para o Molho de Alho e Coentros:

1 Abacate pequeno, maduro ½ Curgete média, descascada Sumo de ½ Limão 1 dente de Alho 1 mão cheia de Coentros frescos 1 pitada de Flor de Sal, a gosto (opcional) 1 pitada de Flor de Sal, a gosto (opcional)


Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 200 C e preparar um tabuleiro forrado com papel vegetal.

2. Lavar a couve-flor e cortá-la em raminhos. Colocar os raminhos de couve-flor no tabuleiro forrado, adicionar o azeite, a pimenta e a flor de sal e mexer. Levar ao forno durante cerca de 30 minutos, mexendo a meio para virar a couve-flor.

3. Quando a couve-flor estiver dourada, retirar do forno e transferir para um prato. Servir acompanhada do Molho de Alho e Coentros para mergulhar.


Para o Molho de Alho e Coentros:

1. Descascar ½ curgete e cortá-la em pedaços grosseiros. Colocar os pedaços no processador.

2. Adicionar o abacate, o dente de alho, os coentros, o sumo de limão, a pimenta e a flor de sal. Processar até ficar cremoso (cerca de 30 segundos). Transferir para uma tigela e decorar com uma folha de coentros.


BOM APETITE!!


PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.