BLOG

  • Just Natural Please

Petit Gâteau de alfarroba (com chocolate de Alfarroba da Casa do Bosque)

A receita que vos trago hoje é super especial...

Se me acompanham no Instagram e Facebook devem ter lido que eu e os maravilhosos chocolates de Alfarroba da Casa do Bosque estávamos em equipa a preparar algo delicioso para vocês.


Pois bem, a Casa do Bosque teve a gentileza de me convidar para participar na sua rubrica Chocolate Recreado, onde tive a oportunidade de utilizar os seus deliciosos chocolates de alfarroba para criar uma receita.


Este é o resultado final: um delicioso Petit Gâteau de Alfarroba, um pequeno pecado do bem...



Há tempos que esta receita anda a pairar nos meus desejos gastronómicos. Como sou super fã de alfarroba gosto muito fazer experiências com este ingrediente. Quando a Casa do Bosque me convidou para este desafio pensei: é agora!


Bom, este Petit Gâteau não precisa de grande descrição, certo? Acho que as imagens falam por si...


O que vos posso contar é que o Petit Gâteau é uma receita francesa que surgiu como resultado de um erro culinário. É daqueles felizes acidentes que marcam e ficam na história e que todos agradecemos por ter acontecido.


Tradicionalmente, o Petit Gâteau é feito com cacau ou chocolate e claro e são vegan...Por isso esta receita é uma dupla recreação: é vegan e em vez de cacau leva alfarroba. E não desilude!



A particularidade do Petit Gâteau, e o que o torna tão especial, é que é um bolo servido em doses individuais que guarda no seu interior uma deliciosa surpresa: uma lava de chocolate derretido. O "pequeno bolo" é colocado no forno a uma temperatura alta durante pouco tempo, de forma a ser cozido no exterior e manter o seu interior em estado líquido.



O Petit Gâteau deve ser servido quente pois o interior solidifica com o arrefecimento. Fica divinal servido com um pouco de gelado ou creme (usei o meu creme para bolos preferido - vegan whipped cream).


O momento da primeira colherada é daqueles momentos que merece um rufar de tambores...Até acertarmos com o tempo do nosso forno é normal falharmos o ponto. Mas depois deste pormenor afinado, garanto-vos que nunca falha e ficam com uma sobremesa que tem tanto de deslumbrante como de delicioso...



Esta foi a melhor parte do desafio: a degustação...




Petit Gâteau de alfarroba (com chocolate de Alfarroba da Casa do Bosque)


Serve: 4 Petits Gâteaux

Tempo de Preparação: 30 minutos

Dificuldade: Média

Custo: aprox. 11,85 €

Informação Nutricional (por Petit Gâteau): 560 Kcal, 8,5 g proteína, 57,5 g hidratos de carbono dos quais 32 g açúcares, 35 g lípidos dos quais 21 g gordura saturada, 8 g fibra Idade: +12 meses (uso ocasional uma vez que não é um alimento equilibrado para crianças)


Ingredientes:

1 chávena de farinha de espelta (120 g, outras farinhas também funcionam)

1 chávena de bebida vegetal (usei soja mas de amêndoa, aveia ou arroz também funcionam)

100 g de chocolate de alfarroba Casa do Bosque

90 g de manteiga de cacau

¼ chávena de açúcar de coco (85 g)

2 colheres de sopa de farinha de alfarroba (16 g) + extra para polvilhar as formas

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de vinagre de cidra

1 pitada de sal marinho integral

Óleo de coco, para untar formas


Para servir:

Creme para bolos Vegan Whipped Cream (receita aqui)

Alfarroba, para polvilhar sobre o bolo



Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 210 ᵒC.

2. Untar 4 ramequins, ou outro tipo de formas pequenas, com óleo de coco e polvilhar com farinha de alfarroba (não convém usar farinha branca neste passo para não deixar marcas nos petits gâteaux). Reservar.

3. Peneirar a farinha de espelta, a farinha de alfarroba, o açúcar de coco e o bicarbonato de sódio para uma tigela.

4. Adicionar a bebida vegetal aos poucos, mexendo sempre, até formar uma mistura homogénea.

5. Entretanto, derreter a manteiga de cacau e o chocolate de alfarroba em banho maria.

6. Quando tiver derretetido, adicionar à mistura anterior mexendo sempre.

7. Adicionar uma pitada de sal para realçar os sabores e uma colher de chá de vinagre de cidra (vai reagir com o bicarbonato de sódio e fazer o bolo crescer um pouco). Mexer o mínimo possível a partir daqui.

8. Dividir a massa pelas formas enchendo até cerca de 3/4 da altura e levar ao forno durante cerca de 12 minutos. Os petits gâteaux devem estar cozidos por fora e líquidos no interior (eles vão rachar no topo e pouco tempo depois de racharem estão no ponto). O tempo vai depender do forno, por isso poderá testar o tempo começando por colocar no forno apenas um petit gâteau de cada vez.

9. Retirar do forno e deixar repousar cerca de 2-3 minutos. Desenformar os petits gâteaux ainda bem quentes, passando uma faca em volta. Servir de imediato com um pouco do whipped cream. Poderá derreter um pouco mais de chocolate de alfarroba para decorar e servir.

10.Quando frios, o interior vai solidificar e os petits gâteaux vão tornar-se mais rijos devido à manteiga de cacau. Poderá levar ao microondas durante cerca de 20 segundos para voltar a derreter.


Espero que gostem!



(english version)




This recipe is a recreation of the traditional french recipe Petit Gâteau, also kown as molten lava cakes. The original recipe is made with chocolate and is not vegan. This recreation is vegan and uses the special raw carob chocolates from Casa do Bosque.



Vegan Carob Petit Gâteau


Serves: 4 Petits Gâteaux

Preparation time: 30 minutes

Difficulty level: Medium

Cost: approx. 11.85 € (Portugal)

Nutritional Information (per Petit Gâteau): 560 Kcal, 8.5 g protein, 57.5 g carbs from which 32 g sugars, 35 g fat from which 21 g saturated fat, 8 g fiber

Age: +12 months (only occasionally since it is not a balanced food for children)


Ingredients:

1 cup spelt flour (120 g, other flours work too)

1 cup plant-based milk (I used soy milk but almond, oat or rice milk work too)

100 g Raw Carob Chocolate from Casa do Bosque

90 g cacao butter

¼ cup coconut sugar (85 g)

2 tbsp carob flour (16 g) + extra to dust the ramekins

1 tsp baking soda

1 tsp apple cider vinegar

1 pinch sea salt

Coconut oil, to oil the ramekins


For serving:

Vegan Whipped Cream (recipe here)

Carob flour, to dust the cakes



Directions:

1. Pre-heat the oven at 210 ᵒC.

2. Oil 4 ramekins using coconut oil and dust them with carob flour. Avoid using white flours here or you'll end with white spots on the Petits Gâteaux. Reserve.

3. Stif spelt flour, carob flour, coconut sugar and baking powder to a mixing bowl.

4. Add in the vegetable milk, little by little while mixing, until you get a homogeneous batter.

5. Meanwhile, melt the carob chocolate and cacao butter in bain marie.

6. When chocolate and cacao butter are completely melted add the mixture to the previous batter while mixing.

7. Add in a pinch of sea salt (intensifies the flavors) and the vinegar (it will react with the baking soda). Avoid mixing too much from now on.

8. Pour the batter into the ramekins (fill each one up to 3/4). Put in the oven for about 12 minutes. The Petits Gâteaux should be cooked outside and liquid inside. The baking time varies from oven to oven. Test your oven by baking one petit gâteau alone first.

9. Remove from the oven and let it set form about 2-3 minutes. Unmold the petits gâteaux by passing a knife around the cakes. Serve immediately with a spoon or two of this delicious vegan whipped cream. You can also melt some more carob chocolate to decorate.

10. When cold the petits gâteaux turn solid and harder due to the cacao butter. If it happens, you can place them in the microwaves for 20 seconds to melt again.


I hope you enjoy this recipe!



PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.