BLOG

  • Just Natural Please

Papas de Quinoa e Banana

Olá amigos!

conhecem aquele ditado popular de que o tempo que faz nos primeiros doze dias do ano corresponde ao tempo que vai fazer durante o ano inteiro? Por exemplo, o tempo do dia 1 corresponde ao mês de Janeiro, o tempo do dia 2 corresponde ao mês de Fevereiro, e por aí fora. 

Se assim for, espera-nos um 2016 bastante chuvoso e cinzento... ​

A receita de hoje é perfeita para o lanche ou o pequeno almoço daqueles dias mais frios, cinzentos e chuvosos, como o dia de hoje...Estas papas são feitas com quinoa e adoçadas com banana e açúcar de côco. Por isso, são muito nutritivas e saciantes. Têm uma boa dose de proteína e de hdratos de carbono mas têm um baixo índice glicémico.

Podem fazer estas papas com  restos de quinoa que vos tenham sobrado ou mesmo cozer uma boa quantidade de quinoa no fim de semana e conservá-la no frigorífico. De manhã, basta aquecer a quinoa com os restantes ingredientes e têm um belo pequeno almoço.

Em vez de quinoa podem utilizar millet, que também funciona muito bem (podem seguir a minha receita de Papas de Millet & Pêra aqui). Pode também substituir a banana por outra fruta doce (pêra ou diospiro, por exemplo) e omitir os amendoins para uma versão "nut-free". ​



Papas de Quinoa e Banana

Serve: 2 taças Tempo de Preparação: 1 minuto Tempo de Cozedura: 20 minutos Dificuldade: Fácil Custo: 2,30 €   Informação Nutricional (por taça): 310 Kcal, 10 g proteína, 55 g hidratos de carbono, 7 g lípidos 

Idade: +6 meses (omitir os amendoins)

Ingredientes: 1/2 chávena de Quinoa crua (100 g) 1 chávena de Leite de Amêndoas (ou outra bebida vegetal) 1 Banana média esmagada, de preferência madura 1 colher de sopa de Açúcar de Cõco (ou outro adoçante natural a gosto) 1 colher de chá de Canela em Pó Raspa de 1 Limão (de preferência de agricultura biológica) 1 colher de sopa de Amêndoins Torrados (opcional, substituir por sementes para versão Sem Frutos Secos)

Método de Preparação: 1. Passar a quinoa por água abundante e colocar num tacho pequeno. Adicionar 1 chávena e meia de água e cozinhar em lume médio-baixo durante cerca de 15 minutos ou até toda a água tiver sido absorvida e a quinoa estiver tenra. Reservar. 2. Esmagar a banana com um garfo ou com a varinha mágica e adicionar à quinoa cozida. Adicionar também os restantes ingredientes excepto os amendoins e mexer para combinar. Levar ao lume por mais 3-5 minutos até começar a borbulhar. 3. Retirar as papas do lume, transferir para taças e decorar com os amendoins, as rodelas de banana extra e canela a gosto. Servir quente.

Espero que gostem desta sugestão para um lanche ou pequeno almoço muito saciante, nutritivo e saudável e não se esqueçam de comentar em baixo. ​

PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.