BLOG

  • Just Natural Please

O nosso caos: rotina da mãe e do bebé

Quando estava grávida tinha muita curiosidade em saber como seriam os nossos dias quando o bebé chegasse. Na verdade, não fazia ideia do que se tinha de fazer com um bebé nas 24 horas do dia e procurei muitas vezes saber como era a rotina de outras mães. Por isso, hoje partilho a nossa, para o caso de também terem essa curiosidade.

Este post não tem intensão de servir de modelo a ninguém. Esta é a nossa rotina, não é a correta nem a errada, é a nossa. Cada família é uma família e cada bebé é um bebé e por isso não o leiam como um modelo a seguir nem como ponto de comparação.

Tenho de vos alertar: eu não sou boa a ignorar o choro do JD. Na realidade eu NÃO QUERO ser boa a ignorar o choro do JD. Acredito que os bebés humanos, ao contrário de outros animais, são demasiado imaturos quando nascem e devem passar por um processo a que se chama de "gestação exterior" uns bons meses (podem ler mais sobre o assunto aqui). Por isso andamos quase todo o dia juntinhos. Se ele chora eu quero acalmá-lo rapidamente porque é isso que o meu coração me diz para fazer. Resultado: uma mãe louca e cansada mas de coração cheio!


2h00 - O JD acorda e choraminga. Dou-lhe maminha. Ele dorme num mini-berço colado à nossa cama, o que facilita imenso pois não só ele se sente seguro e acompanhado, como eu durmo mais descansada pois sei que ele está mesmo ali e não tenho de sair da cama para amamentar. Se não ouvir cocó enquanto ele mama volto a colocá-lo mini-berço sem lhe mudar a fralda. Às vezes arrependo-me porque às vezes a fralda não aguenta o xixi até à próxima muda...

4h00 -  O JD acorda de novo. Mais maminha. Desta vez mudo-lhe a fralda. Coloco-o no mini-berço e ele adormece depois de umas quantas reviravoltas (ele vira a cabeça para um lado e para o outro a alta velocidade quando está a adormecer, é de loucos...). Às vezes sou eu que tenho dificuldade em voltar a adormecer e aproveito para escrever um post ou uma receita no telemóvel para depois passar para o blog.

6h00 - Mais uma voltinha mais uma viagem. Maminha, fralda talvez sim talvez não, mini-berço com ele.

8h00 - Mais maminha. Esta é a altura em que eu estou a morrer de sono e a implorar por mais 15 minutos de cama. Geralmente consigo que ele volte a dormir mais um bocadinho.

8h30 - O Sol entra através da janela e o JD começa num diálogo muito interessante com os pontinhos de luz que entram através dos estores. Eu oiço mas os meus olhos estão demasiado pesados para os abrir e deixo-me ficar.

8h45 - O JD está farto da conversa com o Sol e começa a choramingar impaciente por sair da cama. Eu rendo-me e apareço-lhe. Ele dá-me um sorriso enorme e agita os braços. O meu sono passa e saímos da cama.

9h00 - Depois da higiene matinal do JD (olhos, nariz, cara, mãos, fralda) vamos pela casa abrir os estores e dar os bons dias aos mais variados objetos da casa (quadros, molduras, ímanes do frigorífico, bananas...o JD olha para tudo com a admiração de uma primeira vez). Enquanto isso a gata mia aos meus pés a pedir comida. Tento dar-lhe comida com uma mão enquanto seguro o JD com a outra.

9h30 - Depois da nossa "ronda" pela casa e de uma canção de bons dias deixo-o no parque no quarto dele e fujo para a cozinha para tentar preparar o meu pequeno almoço. Se tiver sorte consigo fazê-lo de uma só vez mas geralmente tenho de fazer umas quantas piscinas quarto-cozinha para o acalmar.

9h45 - Tomo o pequeno almoço sentada junto ao parque pois o JD começa a ficar impaciente e quer atenção. Tento terminar de comer rapidamente pois está na hora de mais maminha.


​​10h00 - Maminha e segue-se uma muda de fralda. O JD refila, está a precisar da primeira sesta da manhã. Embalo-o nos braços e canto-lhe uma canção. Geralmente a forma mais eficaz de o adormecer é contar baixinho até 30 enquanto o embalo (acho que lhe faz lembrar quando ainda estava na minha barriga e eu contava as repetições dos exercícios das minhas ginásticas...).

10h30 - O JD está a dormir e eu ou treino no quarto dele ou vou tratar de assuntos pendentes da Just Granola Shop ou do blog.

11h00 - O JD acorda. Se eu estiver a treinar coloco-o novamente no parque e tento acabar o treino.

11h15 - O JD está farto do parque e choraminga. Pego nele e faço alguns agachamentos com ele no colo. Ele adora! ​


11h45 - Dou o treino por encerrado. Coloco-o na espreguiçadeira e trago-o comigo para a casa de banho. Enquanto tomo duche ele contempla as cortinas do chuveiro. Esta foi a solução que encontrei para não ter de sair da banheira cheia de espuma...

12h00 - Maminha! Pentear fica para depois, mãe...Pego em qualquer coisa para comer como pós-treino, e dou-lhe maminha no sofá enquanto vejo qualquer coisa na TV. Ele geralmente adormece na mama nesta altura e eu deixo-o ficar no colo enquanto recupero energias.


​13h00 - O JD acorda, trocamos a fralda. Coloco-o na espreguiçadeira e levo-o comigo para a cozinha para preparar o meu almoço. Enquanto faço a minha salada tenho de fazer umas quantas macacadas e cantar umas quantas canções para o entreter pois ele não está a gostar de não estar no colo...

13h30 - Levo-o de novo para a sala e deixo-o na espreguiçadeira bem juntinho à mesa para ele me ver enquanto como. Geralmente tenho de lhe dar a mão ou entretê-lo com os brinquedos enquanto tento comer...

14h00 - Mais maminha e mudamos a fralda. Geralmente o que se segue varia de dia para dia. Ou temos de sair para ir às compras ou aos CTT enviar encomendas, ou vamos fazer uma caminhada se estiver Sol e não tiver treinado durante a manhã, ou o JD dorme a primeira sesta da tarde, ou recebemos visitas dos vovós.


16h00 - Maminha outra vez, outra fralda. O que fazemos a seguir também é variável. Se estivermos fora de casa ele dorme no pano ou no carrinho. Se estivermos em casa tento fazer algumas tarefas domésticas com ele ao colo, o que requer uma ginástica tremenda...Geralmente inicio alguma tarefa mas depressa desisto e vou brincar com o JD.

​18h00 - Maminha e muda de fralda. Passo o JD ao pai e vou para a cozinha orientar o jantar.


19h00 - Damos banho ao JD se for dia de banho (toma banho dia sim dia não, mais sobre o banho aqui). Se não for dia de banho, ando pela sala com ele ao colo a cantar ou tento entretê-lo com brinquedos no meu colo. Esta é a hora da crise...

19h30 - O pai fica a terminar o jantar e eu vou deitar o JD. Ele veste o pijama (se a mãe lhe tiver vestido roupa decente durante o dia, caso contrário ele já está de pijama...). Diminuímos a intensidade da luz do quarto do JD e começamos o nosso ritual para adormecer: maminha, canções, música clássica, contar até 30, sentados, em pé, mais maminha, festinhas na testa, etc...Este ritual pode ser tão curto ou tão comprido quanto o JD o desejar. Há dias em que é muito rápido, outros mais complicados em que termino mais pronta para ir para a cama do que o próprio JD.

20h30 - Com sorte o JD está a dormir e eu e o pai vamos jantar. Por vezes volta a acordar porque a chucha caiu mas geralmente deixa-se ficar. Pode também precisar de mais maminha e a mãe acaba por comer a comida fria, mas faz parte.

21h15 - Sento-me no sofá para descansar 15 minutinhos. Às vezes babo-me um bocadinho...Quero muito ir para a cama mas ainda há coisas a fazer.

21h30 - Lá ganho coragem para ir arrumar a cozinha e voltar ao trabalho com o blog ou com a Just Granola Shop, ou tratar da roupa ou outras tarefas domésticas.

23h45 - Hora do chá e da ceia. Relaxo ou respondo a emails e a mensagens no Facebook ou Instagram.


​00h00 - Transfiro o JD para o nosso quarto. Ele geralmente acorda durante o processo e pede maminha desesperadamente...Mudo a fralda e vamos dormir. Não quero ficar mais de 6 horas sem amamentar (usamos o LAM como método anti-concepcional) e por isso dá jeito que ele acorde.

E começa tudo outra vez...

Há dias ou alturas em que ele mama de hora e meia em hora e meia em vez de duas em duas horas e é tudo ainda mais frenético. Ao final de 24 horas contabilizamos umas 10-12 vezes que mamou, uns 4 a 6 cocós, xixi a toda a hora, muito colinho, muitas canções, alguma frustração da mãe que quer fazer tudo mas não tem braços para mais... ​ Às vezes dou por mim a implorar por 5 minutos de pausa, 5 minutos só para mim, e uma noite de sono bem dormida...Mas depois lembro-me de que este é o nosso "delicioso caos" e que não o trocaria por nada neste mundo!


23 visualizações
PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.