BLOG

  • Just Natural Please

Mini-tartes de Morango e Crumble (especial Dia da Mãe)

Mães, tias, madrinhas, filhas, filhos, etc, vamos celebrar este Dia da Mãe como dia do amor incondicional, daquele que dura para sempre, que resiste ao tempo, à prova de mágoa ou ressentimento.

Tirem um pedacinho do vosso dia (aquilo que conseguirem) para dar um beijinho às vossas mães, as de sangue e todas as outras que sem o ser também o são, porque também vos ajudaram a tornarem-se nas pessoas fantásticas que hoje são.

Sentem-se à mesa, partilhem estórias e carinhos, lágrimas e sorrisos, lembranças e projetos futuros. Bebam um chá, comam uma destas Mini Tartes e celebrem o Dia da Mãe.

Esta receita foi inspirada numa receita que vi há dias no YouTube no canal de uma menina inglesa, a JessBeautician, que tem vídeos com receitas saudáveis e muito apetitosas. A receita original era de umas Strawberry Jam Crumble Slices, que eu decidi adaptar para estas Mini Tartes, com algumas alterações.

Não fiquem assustados com a lista de ingredientes (que pode parecer um pouco mais longa do que aquilo que eu costumo utilizar) pois estas Mini Tartes são realmente muito simples de fazer e muito versáteis. Em vez de Mini Tartes, podem preparar um crumble num tabuleiro ou uma tarte maior, ou mesmo umas fatias como a Jesse sugere no seu vídeo. ​

Podem até preparar o dobro ou o triplo da quantidade de recheio de morango desta receita, guardar o restante no frigorífico e utilizá-lo como um doce de fruta normal, barrado no pão por exemplo. Como é feito com açúcar de côco e sementes de chia, é uma alternativa mais saudável aos doces e compotas convencionais.

As amêndoas no crumble são opcionais, mas para os fãs de amêndoa tostada (como eu) são altamente recomendadas pois ficam com aquele aroma e textura especial...Podem também substituí-las por outra oleaginosa ao vosso gosto ou mesmo por sementes ou flocos de aveia extra.



​Especial Dia da Mãe: Mini Tartes de Morango & Crumble

Serve: 8 Mini Tartes Tempo de Preparação: 20 minutos ​Tempo de Cozedura: 25 minutos Dificuldade: Fácil Custo: 2,45 € Informação Nutricional (por Mini Tarte): 195 Kcal, 5,6 g proteína, 23,0 g hidratos de carbono, 7,7 g lípidos, 4,6 g fibra

Ingredientes: Para a base: 1+3/4 chávenas de Flocos de Aveia Finos BIO Sem Glúten (190 g) 2 colheres de sopa de Óleo de Côco (25 g) 2 colheres de sopa de Geleia de Agave (30 ml, ou outro adoçante natural) 1 colher de sopa de Linhaça Dourada Moída, espessada em 2+1/2 colheres de sopa de água 15 minutos 2 colheres de sopa de Leite de Aveia (30 ml, ou outra bebida vegetal) 1 colher de chá de Canela em pó

Para o recheio de morango: 1 chávena bem cheia de Morangos (170 g, reservar 2 morangos inteiros) 1+1/2 colheres de sopa de Açúcar de Côco (ou outro açúcar integral) 1 colher de sopa de Sementes de Chia 2 colheres de sopa de Água As sementes de 1/3 de uma Vagem de Baunilha (ou extrato ou essência)

Para o crumble: Cerca de 1/4 da massa da base 1 colher de sopa de Açúcar de Côco (ou outro açúcar integral) 1/4 chávena de Amêndoas com pele (ou outra oleaginosa ou sementes)

Método de Preparação: Para fazer a base: 1. Colocar a linhaça moída numa tigela, adicionar a água e mexer para misturar. Deixar espessar durante cerca de 15 minutos. 2. Colocar 1 chávena (110 g) de Flocos de Aveia Finos BIO Sem Glúten no processador, reservando os restantes 3/4 chávena inteiros, e processar durante alguns minutos até obter farinha. Transferir para uma tigela. 3. Adicionar os restantes flocos de aveia inteiros, a canela, a geleia de agave e o óleo de côco ligeiramente amolecido. Misturar bem. 4. Adicionar a linhaça espessada e o leite de aveia e voltar a mexer para incorporar. 5. Forrar 8 formas para mini tartes ou queques com um quadrado de papel vegetal. Forrar o fundo e as laterais de cada forma com cerca de 2 colheres de sopa da mistura preparada, pressionando com a ponta dos dedos. Deverá sobrar cerca de 1/4 da massa para fazer o crumble. Colocar as formas no frigorífico enquanto se prepara o resto da receita.

Para fazer o recheio de morango: 1. Retirar os talos dos morangos e cortá-los em pedaços, reservando cerca de 2 morangos inteiros. Colocar os pedaços num pequeno tacho. 2. Adicionar o açúcar de côco e a água e levar ao lume baixo. Quando começar a fervar, adicionar as sementes de chia e deixar cozinhar por mais 10 minutos, mexendo sempre. 3. Quando o doce de morango tiver espessado e os morangos estiverem praticamente desfeitos, retirar do lume e adicionar as sementes de baunilha. 4. Distribuir o recheio pelas mini tartes (cerca de 1-1+1/2 colheres de sopa para cada uma) e decorar com uma fatia dos morangos inteiros reservados (opcional).

Para fazer o crumble: 1. Pré-aquecer o forno a 180 ºC. 2. À massa da base que sobrou (cerca de 1/4), adicionar as amêndoas cortadas aos pedaços e o açúcar de côco. Mexer para combinar. 3. Distribuir o crumble sobre as mini tartes, cobrindo o recheio. Levar ao forno durante cerca de 25-30 minutos ou até o crumble estar dourado e estaladiço. 4. Retirar do forno e deixar arrefecer à temperatura ambiente. Desenformar cuidadosamente, puxando pelo papel vegetal (as mini tartes desenformam facilmente). Servir ainda morno ou fresco. Manter no frigorífico.

Espero que gostem desta receita. Um doce Dia da Mãe para todas!


PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.