BLOG

  • Just Natural Please

Mini-burgers de Lentilhas e Arroz Integral

Hoje partilho convosco a receita destes mini-burgers que preparei para o JD, para introduzir as lentilhas e o arroz integral na sua lista de alimentos.

Tenho reparado que muitas mães são recomendadas pelos pediatras dos seus bebés a não dar determinados alimentos até "x" idade (por exemplo, os morangos, os citrinos, as leguminosas...). Esta é a recomendação convencional e entristece-me que a grande maioria dos pediatras não se actualize no que diz respeito à alimentação dos bebés, uma vez que o estudos científicos mais recentes demonstram que esta prática não é a mais correta.




O que tenho vindo a aprender nas minhas pesquisas sobre alimentação complementar nos bebés (o que aprendi no workshop de baby led weaning com a Dra. Graça Gonçalves da Clínica Amamentos, com a nutricionista Michelle Bento, promotora do blw no Brasil e especialista em introdução alimentar, e na leitura de entrevistas dadas pela Gill Rapley, a "mãe" do blw) é que os estudos mais recentes mostram que não existe razão para atrasar qualquer tipo de alimento com potencial alergogénico na alimentação dos bebés depois dos 6 meses.




Aliás, os estudos mostram que existe uma "janela" imunológica (6-8 meses) durante a qual o bebé beneficia do contacto com a maior variedade de alimentos possível precisamente para prevenir o aparecimento de alergias futuras (embora a tendência genética do bebé para sofrer de determinada alergia tenha também um papel importante).




Assim sendo, o JD tem provado uma grande variedade de alimentos, desde leguminosas, frutos vermelhos, citrinos e até um pouco de manteiga de amendoim que coloco na ponta do meu dedo para ele saborear.




O sal não deve ser adicionado à comida dos bebés pelo menos no primeiro ano de vida (na realidade nunca precisamos de adicionar sal a não ser por questões de paladar ou se tivermos grandes perdas de sal na transpiração, se praticarmos muito desporto, por exemplo). Mas se quiserem preparar esta receita para toda a família podem, ou adicionar sal a  uma parte da massa, ou podem servir os mini-burgers com um molho que lhes dê um toque mais salgado, se assim o desejarem. Podem usar por exemplo este molho de alho e ervas. ​ ​

Mini-burgers de Lentilhas e Arroz Integral

Serve: 15 mini-burgers Tempo de Preparação: 30 minutos Custo: aprox. 3,70 € Informação Nutricional (por porção): 80 Kcal, 3 g proteína, 10 g hidratos de carbono, 2 g lípidos, 2 g fibra

Ingredientes: 2 chávenas de Lentilhas Vermelhas (o mesmo que coral ou descascadas) bem cozidas 2 chávenas de Arroz Integral bem cozido 2 colheres de sopa de Linhaça moída 2 Chalotas 2 colheres de sopa de Hortelã finamente picada* 1 colher de sopa de Azeite Virgem 1/2 colher de chá de cuminhos (opcional)

*pode ser substituída por outras ervas aromáticas como coentros, salsa, cebolinho, etc

Preparação: 1. Num recipiente de fundo plano, misturar as lentilhas cozidas, o arroz integral cozido e a linhaça moída e esmagar ligeiramente com um garfo. 2. Adicionar as chalotas picadas, a hortelã picada e os cominhos. Mexer para incorporar. Colocar a mistura no frigorífico durante 5-10 minutos para ser mais fácil moldar os mini-burgers. 3. Pré-aquecer o forno a 180 ºC e preparar um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. 4. Moldar a mistura em mini-burgers formando bolinhas com as mãos e achatando sobre o tabuleiro com a ponta dos dedos. 5. Levar ao forno durante cerca de 20 minutos ou até estarem ligeiramente dourados na superfície mas fofos no interior. Os mini-burgers vão ficar mais firmes quando arrefecerem. Deixar arrefecer bem e servir.

Espero que gostem!

PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.