BLOG

  • Just Natural Please

Manteiga de amêndoa: como fazer

Atualizado: 5 de Abr de 2018

Esta é mais uma receita básica para rechear a despensa de coisas boas.


Todos sabemos como comprar manteigas de frutos secos pode sair caro e na realidade estas manteigas são muito fáceis de fazer, sobretudo se tiver em casa um bom processador de alimentos.



Esta foi uma das principais razões pelas quais decidimos investir numa Bimby. Existem outros processadores que permitem fazer manteigas de frutos secos mas penso que nenhum bate a velocidade e a potência da Bimby. Não quero de todo usar este post para fazer publicidade à Bimby mas de facto estou tão satisfeita com o resultado que tenho de o referir.


Nós sempre tivemos processadores de gama média-baixa, por isso o nosso ponto de referência não é o melhor. Na realidade, já estraguei três processadores a tentar fazer precisamente manteiga de amêndoa. Os processadores que tive acabavam por ter de funcionar em contínuo durante muito tempo e acabavam por sobreaquecer e o material de encaixe das lâminas, que geralmente é de plástico, acabava sempre por derreter!


Na Bimby esse problema não se coloca porque de facto a manteiga fica pronta em 2 minutos (ao contrário dos 30 minutos que eu cheguei a perder com os processadores anteriores...) e todo o interior é de metal e preparado para o aumento da temperatura.


Mas sei que existem outros processadores de gama média-alta que conseguem igualmente fazer ótimas manteigas de frutos secos em tempos razoáveis. No início parece que não vai resultar mas é tudo uma questão de paciência pois eventualmente as amêndoas transformam-se num creme rico e delicioso. Tenham sempre em atenção os períodos máximos que os vossos processadores podem funcionar em contínuo e vão parando e raspando as paredes para não haver sobreaquecimento.


Outro aspeto que pode fazer alguma diferença é utilizar uma quantidade de amêndoas razoáveis, de forma a preencher cerca de metade do volume do copo do processador. Isto faz com que a lâmina esteja sempre em contacto com as amêndoas e torna o processo mais eficiente. Fazer miniaturas de manteigas de frutos secos é uma batalha perdida (pelo menos nos processadores antigos que tive).



Conversas à parte, hoje partilho convosco esta receita porque ela é um básico que poderão utilizar para preparar muitas outras, como os chocolates praliné que partilhei no passado domingo de Páscoa e cuja receita, dado o número de pedidos, vem a caminho. Para além de receitas, podem utilizá-la diretamente para barrar em tostas ou pão, como toppings de bowls, fruta, iogurtes vegetais, papas...


É também uma ótima forma de introduzir frutos secos aos bebés pois assim podem dar-lhes esta oleaginosa sem o risco de engasgamento. Como eu já referi por aqui várias vezes, hoje em dia já se sabe que é importante expor os bebés ao máximo de alimentos potencialmente alergénicos dos 6 aos 8 meses precisamente para reduzir o risco de alergias futuras (isto se não houver historial familiar de alergia a esses alimentos ou contra-indicação médica para o fazer).


Eu comecei a dar manteigas de frutos secos com a ponta do dedo ao JD quando ele tinha cerca de 7 meses. Hoje em dia ele adora manteiga de amendoim e de amêndoa e come à colher ou mesmo espetando o seu dedito e lambendo...



A manteiga de amêndoa é uma das mais nutritivas. As amêndoas são riquíssimas em fibra, proteína, vitamina E, selénio, zinco, cálcio, ferro, magnésio e ácidos gordos monoinsaturados, como o ácido oléico e o ácido palmitoléico, que ajudam a reduzir o "mau colesterol" (0 LDL) e a subir o bom colesterol (o HDL).


As amêndoas devem ser tostadas antes de fazer a manteiga pois este processo não só vai tornar a manteiga mais saborosa como vai ajudar a reduzir o conteúdo em ácido fítico (um anti-nutriente naturalmente presente nas oleaginosas, cereais e leguminosas). Se tiver desidratador, poderá também demolhar as amêndoas (é o processo mais eficaz para eliminar o ácido fítico) e depois desidratá-las. Honestamente, acho que o investimento de tempo e energia não se justifica, até porque hoje em dia já se sabe que o ácido fítico poderá não ser assim tão mau pois poderá desempenhar um papel na prevenção de cancro e de outras doenças.



Manteiga de amêndoa


Serve: 500 g/aprox. 400 ml

Tempo de Preparação: 10 minutos forno + 2 minutos (na Bimby) ou até 20 minutos noutros processadores

Custo: aprox. 7,75 €

Informação Nutricional (por colher de sopa): 96 Kcal, 3,3 g proteína, 2,9 g hidratos de carbono dos quais 0,7 g açúcares, 8,7 g lípidos dos quais 5,1 ácidos gordos mono-insaturados, 1,6 g fibra

Idade: +6 meses*

*os frutos secos são permitidos na forma de farinha ou manteiga desde os 6 meses se não houver historial familiar de alergia ou contra-indicação médica


Ingredientes:

500 g de amêndoa com pele*


*pode também optar por amêndoa sem pele para obter uma manteiga mais clara mas o conteúdo em fibra será menor. Pode utilizar outras quantidades de amèndoa mas tenha em conta que quantidades muito reduzidas poderão ser mais difíceis de processar


Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 200 ºC.

2. Disponha as amêndoas em mono-camada num tabuleiro forrado a papel vegetal e leve ao forno durante cerca de 10 minutos. Vá mexendo ocasionalmente para tostarem uniformemente sem queimar. Retire do forno e deixe arrefecer.

3. Transfira as amêndoas para o processador e processe na velocidade máxima até obter uma farinha.

4. Reduza um pouco a velocidade e continue a processar, parando ocasionalmente para raspar as paredes do processador. Continue a processar, fazendo algumas paragens para evitar o sobreaquecimento do processador, até obter a consistência desejada.

5. Transfira para um frasco, feche e conserve no frigorífico.


Na Bimby:

1. Pré-aqueça o forno a 200 ºC.

2. Disponha as amêndoas em mono-camada num tabuleiro forrado a papel vegetal e leve ao forno durante cerca de 10 minutos. Vá mexendo ocasionalmente para tostarem uniformemente sem queimar. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco.

3. Transfira as amêndoas para o copo da Bimby (assegure-se que está limpo e bem seco) e processe durante 2 minutos à velocidade 7.

5. Transfira para um frasco, feche e conserve no frigorífico.



Espero que gostem!


Até breve,

Joana



(englisg version)



Almond butter is a staple for anyone that likes to bake. Even if you don't bake that often, you have all reasons to have almond butter in your pantry and enjoy it as a spread or topping. It is also a great way to introduce almonds to babies so they can enjoy this nutritious food without the risk of shocking (avoid if there is nut allergy history in the family).



Homemade Almond butter

Serves: 2 cups

Preparation time: 10 minutes oven + 2-20 minutos processing (depends on your food processor)

Difficulty level: Easy

Cost: approx. 7.75 € (Portugal)

Nutritional Information (per tbsp): 96 Kcal, 3.3 g protein. 2.9 g carbs from which 0.7 g sugars, 8.7 g fat from which 5.1 g mono-insaturated fatty acids, 1.6 g fiber

Age: +6 months*

*nut butters and nut flours are allowed from 6 months age as long as there is no nut allergy history in the family or any contra-indication given by your pediatritian


Ingredients:

2 cups almonds (500 g)*


*use with or without peel according to your preferences. You can use other amount of almonds but take into account that very small amounds of almonds will make the job harder for your food processor


Directions:

1. Pre-heat oven to 390 F/200 ºC.

2. Place almonds in a mono-layer on a lined baking sheet and place them in the oven for about 10 minutos. Stir occasionaly so they toast uniformely without burning. Remove from oven and let them cool down.

3. Transfer to the food processor and process at the maximum velocity until you get a fine flour.

4. Reduce velocity a little bit and keep processing until it turns into butter. Time will vary according to the potency of the food processor and can take from 2 to 20 minutes. Keep opening it and scrapping down the sides to make it easier and to give your food processor a break so it won't over-heat. Stop when you reach the desired consistency.

5. Transfer to a sealed glass container and keep it in the fridge.



I hope you enjoy it!


Take care,

Joana

0 visualização
PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.