BLOG

  • Just Natural Please

Leite de coco caseiro - como fazer

Atualizado: 12 de Mar de 2018

Lembro-me de adorar coco desde que sou gente. Tenho muitas memórias de infância, de estar na cozinha com a minha mãe fazer bolinhos de coco e eu passar o tempo todo de preparação dos ditos bolinhos a petiscar no coco ralado, até a minha mãe dizer “já chega ou fico sem coco para a receita...”.


Lembro-me de um dia, um pouco mais velha, tentar fazer leite de coco sem fazer a mínima ideia do que estava a fazer (sempre adorei fazer experiências). Juntei água ao coco ralado e passei tudo com a varinha mas não deu grande resultado, ficou uma mistura aguada sem graça...Mas mesmo sem saber, não estive muito longe da forma correta de o fazer...



Se pretendem deixar o leite de origem animal e procuram uma alternativa vegetal (e GOSTAM de coco), fazer leite de coco em casa pode ser uma preciosa ajuda. As bebidas vegetais de supermercado, para além de caras, muitas vezes contêm outros ingredientes como sal, óleos e açúcar ou adoçantes, que é preferível evitar.



Este leite de coco caseiro é diferente do leite de coco que vem nas latas, usado sobretudo na cozinha indiana, pois esse é concentrado e este é uma bebida suave, ideal para beber, para comer com granola, fazer um delicioso golden milk ou usar em receitas de papas ou panquecas, por exemplo.


Nutricionalmente, o coco é um fruto muito rico mas gordo e por isso esta bebida é rica em gordura saturada e como tal deve ser consumida com moderação. Ainda assim, contem muitos nutrientes interessantes como vitaminas do complexo B e minerais como ferro, zinco, selénio e fósforo.



Há várias formas de fazer esta bebida em casa. Podem partir de coco ralado ou, se são corajosos e pacientes podem usar a polpa de um coco maduro (talvez uma vez por outra, para mostrar aos miúdos...). Podem fazê-lo simples ou aromatizá-lo com baunilha e adoçá-lo com um adoçante natural como geleia de arroz, de agave, de ácer, de coco, tâmaras, etc. Podem coar o leite com um pano (próprio para fazer bebidas vegetais ou qualquer pano de cozinha de malha apertada) para uma bebida suave e homogénea ou podem nem sequer ter esse trabalho se não se importam do leite com um pouco de resíduo do coco (que vai acabar por se depositar no fundo de qualquer forma).



Leite de coco caseiro – como fazer


Serve: 1 L

Tempo de Preparação: 30 + 5 minutos

Dificuldade: Fácil

Custo: ~1 €

Informação Nutricional (por porção de 250 ml): 74 Kcal, 0.5 g proteína, 7 g hidratos de carbono, 5 g lípidos, 0 g fibra

Idade: +6 meses (não substitui leite materno ou fórmulas)


Ingredientes:

1 chávena de coco ralado (100 g) ou 100 g de polpa de coco maduro

1 litro de água


Método de Preparação:

1. Aquecer a água numa panela ou numa chaleira elétrica. Eu gosto de ferver a água mas é totalmente opcional. Se optar por ferver vai ter de esperar que a água arrefeça um pouco.

2. Colocar o coco ralado numa taça grande e adicionar a água quente. Tapar e aguardar cerca de 30 minutos. (Pode fazer este passo diretamente do liquificador se este não contiver partes de plástico, uma vez que estamos a trabalhar com água quente).

3. Transferir a mistura para o liquificador e triturar na velocidade máxima durante 2 minutos. Se o seu liquificador for de baixa potencia aumente para 4 minutos.

4. Coar o leite utilizando um pano (use um pano próprio para bebidas vegetais ou qualquer pano de cozinha de malha apertada). Esprema bem o pano até não sair mais líquido.

5. Transfira o leite de coco para um recipiente de vidro fechado e conserve no frigorífico até 4 dias. Reserve a polpa no frigorífico e utilize-a em receitas que necessitem de coco ralado ou farinha de coco.


Espero que gostem!



(English version)



This is a simple way to make a delicious and nutrition coconut milk beverage at home. Make it plain or add a little bit of a vanilla and natural sweetener to taste. This coconut milk is perfect to make golden milk, add to granola or use in pancake or porridge recipes.



How to make homemade coconut milk


Serves: 1 L

Preparation time: 30 + 5 minutes

Difficulty level: Easy

Cost: ~1 € (Portugal)

Nutritional Information (per cup/ 250 ml): 74 Kcal, 0.5 g protein, 7 g carbs, 5 g fat, 0 g fibre

Age: +6 months (do NOT use it as a substitute for breast milk or formula)


Ingredients:

1 cup shredded coconut (100 g) or 100 g of ripe coconut meat

1 litre of water


Directions:

1. Heat the water in a pot or kettle. I like to boil it but it is optional. If you chose to boil your water you must wait for it to cool down a bit then.

2. Place the coconut in a bowl and add the hot water. Cover it and let it stay for about 30 minutes. (You can make this step directly in your food processor if it doesn’t contain any plastic parts, since we’re working with hot water.)

3. Transfer the mixture to the food processor and blend on the maximum velocity for about 2 minutes. If your are not working with a high speed food processor increase the blending time to 4 minutes

4. Strain the beverage using a straining cloth or any fine mesh kitchen towel until there is no more liquid coming from it.

5. Transfer the coconut milk to a sealed glass container and keep it in the fridge for up to four days. Save the pulp for recipes that call to shredded coconut or coconut flour.


Hope you enjoyed it!

1,464 visualizações1 comentário
PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.