BLOG

  • Just Natural Please

Lasanha Crudívora de Nata

A Leonor do blog Na Cadeira da Papa desafiou-me a participar na sua rubrica semanal "Segundas sem Carne" com uma receita de Natal. Ela pediu-me especificamente que fosse um prato principal vegano crudívoro pois eu era a única vegana crudívora (ou com tendências crudívoras) que ela conhecia.

Eu cá para mim pensei "Ui! Um prato principal vegano crudívoro que seja apreciado por crianças que não são vegan e que muito menos estão habituadas a comida crudívora,,,vai ser obra...". Mas claro que aceitei o desafio e fiquei muito feliz com o interesse na Leonor neste tipo de alimentação e com a sua disponibilidade para o trazer para "a cadeira da papa".

Decidi então preparar-lhe uma Lasanha Crudívora de Natal que, apesar de não ser o primeiro prato que nos ocorre quando pensamos em Natal, enquadra-se bem nos festejos da época pelas suas cores e pelos seus sabores e texturas reconfortantes...

​Esta Lasanha é muito boa para introduzir alguém na comida crudívora. O creme de caju é muito guloso e o pesto de tomate seco e brócolos fica também muito agradável...


A Leonor do blog Na Cadeira da Papa preparou a lasanha para a "Segunda Sem Carne" em sua casa e parece que a coisa não correu nada mal! Leiam o seu post aqui sobre a sua experiência crudívora e vejam a sua pequenada a devorar a lasanha.

Cá em casa, a coisa também não correu mal. O João aceitou provar (aceditem, fazê-lo provar algo diferente é muuuiiito difícil) e disse que era bom. Mas não fui tão bem sucedida quanto a Leonor pois não consegui fazer da lasanha o seu prato principal (por azar ele já tinha jantar preparado nesse dia...). ​

Um prato a repetir por aqui... ​

Lasanha Crudívora de Natal

Serve: 2 adultos ou 1 adulto e 2 crianças Tempo de Preparação: 1 hora para demolhar + 15 minutos de preparação Custo: 6,35 €  Informação Nutricional (por porção): 437 Kcal, 15,6 g proteína, 28,4 g hidratos de carbono, 32,8 g lípidos

Idade: +12 meses

Ingredientes:  Para o Creme de Caju:  1 chávena de Cajus Crus (140 g), demolhados em água durante 1 hora  2 colheres de sopa de Levedura de Cerveja (é opcional mas dá um sabor agradável a queijo)  1 colher de sopa de Sumo de Limão  1 dente de Alho (opcional, pode ser substituído por alho em pó)  2 colheres de sopa de Salsa Fresca picada  1/3 chávena de Água  1 pitada de Pimenta Preta (opcional)  1 pitada de Flor de Sal (opcional) 

Para o Pesto de Tomate e Brócolos:  ½ chávena de Tomates Secos ao Sol (de preferência sem sal e sem óleo), demolhados em água durante 1 hora  ½ chávena de Brócolos (apenas os raminhos tenros)  ½ chávena de folhas de Manjericão fresco  ½ chávena de Pinhões (25 g)  1 colher de sopa de Azeite Virgem (opcional)  1 dente de Alho pequeno (opcional, pode ser substituido por alho em pó) ½ colher de sopa de Sumo de Limão  ½ colher de chá de Orégãos secos 1 pitada de Pimenta Preta (opcional)  1 pitada de Flor de Sal (opcional) 

Para montar e decorar a lasanha:  1 Curgete média, cortada em fatias finas com o mandolim ou faca  Tomates Cereja, cortados ao meio  Raminhos de Brócolos  Folhas de Manjericão 

Método de Preparação: 1. Colocar os cajus numa tigela e adicionar água e deixar de molho durante cerca de 1 hora. Fazer o mesmo com o tomate seco.

Para preparar o Creme de Caju:  1. Depois de demolhados, escorrer os cajus e colocá-los no processador juntamente com os restantes ingredientes para o creme, excepto a água e a salsa. Processar até formar um creme homogéneo, adicionando a água aos poucos até obter a consistência desejada (utilizei 1/3 chávena).  2. Adicionar a salsa e pulsar para incorporar. Corrigir temperos se necessário. Reservar. 

Para preparar o pesto de Tomate e Brócolos:  1. Depois de demolhados, escorrer os tomates e colocá-los no processador. Adicionar os restantes ingredientes exceto os raminhos de brócolos. Processar até formar uma pasta. Adicionar uma colher de sopa de água se ficar demasiado espesso.  2. Adicionar os raminhos de brócolos e pulsar para incorporar. Corrigir temperos de necessário. Reservar.

Para montar a lasanha:  1. A lasanha pode ser preparada individualmente em cada prato ou num recipiente conjunto. Começar com uma camada de curgete e adicionar uma camada de creme de caju. Colocar uma fatia de curgete sobre o creme e adicionar uma camada do pesto de tomate e brócolos. Repetir o processo, terminando com uma camada de creme de caju.  2. Decorar a lasanha a gosto com folhas de manjericão, raminhos de brócolos e metades de tomate cereja. Servir de imediato ou deixar intensificar os sabores durante cerca de 30 minutos. 

​Podem ler o post sobre esta receita no blog Na Cadeira da Papa aqui e também como correu a experiência da Leonor e dos seus rebentos com esta Lasanha aqui.

PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.