BLOG

  • Just Natural Please

Hambúrgueres de Beterraba e Arroz Integral

Olá amigos!


Como sabe bem estar de volta à partilha de receitas aqui no blog! Que saudades!!!


Se me costumam seguir sabem que me divido entre ser mãe, ter um negócio e tantas outras coisas que preenchem os nossos dias. Por vezes o acto de cozinhar transforma-se num malabarismo caótico em que seguro o pequeno num braço e o tacho no outro. O tempo para a criação e teste de receitas, e todo o trabalho de edição de imagem e escrita, ficou perdido nos últimos meses.


Mas à medida que ele cresce (quase 17 meses já, o tempo voou...) e vai-se tornando mais independente, lá vou encontrando o espaço para criar e partilhar convosco aquilo que eu adoro fazer: comida saborosa e saudável!


E aproveito esta receita de hambúrgueres vegetais (uma das coisas que se come mais cá em casa, como já devem ter reparado pelas minhas partilhas no Instagram e Facebook) para vos apresentar o novo site Just Natural Please!


É verdade, temos uma nova casa! Agora Just Natural Please não é só um blog, é a minha casa de portas abertas para vocês! Agora têm tudo aqui à mão: o blog, as receitas todas organizadas por categorias, a loja, a agenda de eventos e muitas mais surpresas que entretanto virão! Espero que gostem!


Agora vamos falar destes hambúrgueres...

Ótima textura, sabor equilibrado (sem saber demasiado a beterraba), saciantes, reconfortantes, fáceis de fazer e de moldar. Aprovadíssimos!


A cor pode assustar um pouco os vegans mas é perfeita para quem está em transição e quer introduzir mais receitas 100 % vegetais no seu dia a dia.



Hambúrgueres de Beterraba e Arroz Integral


Serve: 10 hambúrgueres

Tempo de Preparação: 30 minutos

Custo: aprox. 2,85 €

Informação Nutricional (por hambúrguer): 105 Kcal, 3 g proteína, 17 g hidratos de carbono, 3 g lípidos, 3 g fibra

Idade: +12 meses*


*a beterraba deve ser evitada no primeiro ano de vida pelo seu elevado teor em nitratos e fitatos


Ingredientes:

2 beterrabas médias (1+1/2 cup pedaços)

3/4 chávena de arroz integral cru ou 1+1/2 chávenas de arroz integral cozido

3/4 chávena de farinha de aveia ou outra

2 colher de sopa de linhaça moída

3 colher de sopa de pasta de tomate (100 % tomate)

1 colher de chá de paprika

1 colher de sopa de manjericão seco

1 pitada de flor de sal (opcional)

1 colher de sopa de azeite virgem ou óleo de coco (opcional)


Preparação:

1. Lavar o arroz integral com água abundante (idealmente deverá ser demolhado em água pelo menos duas horas) e cozê-lo no triplo do seu volume em água (neste caso serão 2+1/4 chávenas de água). Reservar.

2. Descascar as beterrabas e cortá-las em pedaços. Cozê-las em água ou ao vapor. Quando estiverem tenras (cerca de 20-25 minutos), escorrer a água e transferir as beterrabas para o processador de alimentos.

3. Pulsar o processador para reduzir as beterrabas a pequenos pedaços. Alternativamente, podem ser raladas. Transferir para um recipiente.

3. Adicionar os restantes ingredientes, à excepção do azeite ou óleo de coco. Misturar bem e colocar no frigorífico durante 10 minutos para ser mais fácil moldar os hambúrgueres.

4. Colocar o azeite ou óleo de coco numa frigideira anti-aderente e aquecer em lume médio.

5. Moldar a massa em hambúrgueres usando cerca de 2 colheres de sopa bem cheias de massa para cada um, formando bolas entre as palmas das mãos e achatando em forma de hambúrguer com a ponta dos dedos.

6. Quando a frigideira estiver quente colocar os hambúrgueres e corar de cada um dos lados durante cerca de 3 minutos. Servir. Alternativamente poderão ser preparados no forno a 180 ºC durante 20 minutos.


Espero que gostem desta receita assim como da nova casa Just Natural Please!

PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.