BLOG

  • Just Natural Please

Grão com Broa

Hoje trago-vos uma receita que pode não ser o melhor exemplo de receia saudável, mas é daqueles pratos que é bom ter na manga...

​Este é daqueles pratos que vão querer preparar para partilhar com amigos, com a família, levar para uma festa ou mesmo preparar para vocês quando vos está a apeceter algo muito aconchegante com os sabores tradicionais portugueses.

Preparei este prato para levar para a festa de passagem de ano. Queria algo que fosse fácil de transportar, que se pudesse comer quente ou frio, que tivesse boa apresentação, que pudesse ser apreciado por não vegans...E saiu este grão com broa!

Depois disso já o preparei umas quantas vezes e nunca falha!



Grão com Broa

Serve: 4-6 pessoas Tempo de Preparação: 45 minutos Custo:  aprox. 5,00 € Informação Nutricional (por porção): 377 Kcal, 10 g proteína, 54 g hidratos de carbono, 15 g lípidos, 8 g fibra

Ingredientes: 4 Cebolas brancas médias* 4 dentes de Alho 4 Batatas médias, descascadas e cortadas em cubos 520 g de Grão de Bico Cozido (equivalente a uma lata grande) 1/2 molho de Espinafres (100 g) 1 embalagem de Natas de Soja ou Creme de Arroz 1/4 de uma Broa de Milho grande (250 g) 1 folha de Louro 1 mão cheia de Coentros picados 1 fio de Azeite Virgem 1 pitada de Flor de Sal, a gosto 1 pitada de Pimenta Preta, a gosto 1 pitada de Noz Moscada (opcional)

*Podem substituir duas das cebolas por um alho francês

Método de Preparação: 1. Numa frigideira anti-aderente colocar as cebolas cortadas às rodelas, a folha de louro e um fio de azeite generoso e deixar alourar bem durante cerca de 5-7 minutos em lume médio. 2. Entretanto, escaldar os cubos de batata no vapor ou em água fervente durante 5 minutos. Reservar. 3. Adicionar dois dentes de alho picados à cebola e continuar a cozinhar por mais uns 3 minutos. 4. Adicionar os cubos de batata escaldados e deixar cozinhar no azeite durante uns 7-9 minutos, até ficarem ligeiramente dourados. 5. Enquanto isso, colocar o grão bem escorrido no processador e pulsar algumas vezes para reduzir a pedaços grosseiros, sem processar demasiado. Reservar. 6. Adicionar o espinafre à batata e cozinhar até ficar tenro. Adicionar o grão e as natas de soja e envolver bem. 7. Temperar a gosto com flor de sal, pimenta preta e noz moscada. Transferir para um recipiente fundo de ir ao forno.

Para fazer a crosta de broa de milho: 1. Pré-aquecer o forno ligado na resistência de cima a 180 ºC.  2. Cortar a broa de milho em pedaços grosseiros. Colocar no processador e pulsar para reduzir um pouco mas sem ficar em farinha. 3. Transferir para uma tigela e adicionar os restantes dentes de alho bem picados, os coentros picados e um fio de azeite. Envolver bem e espalhar sobre a mistura anterior. 4. Levar ao forno ligado na resistência superior para tostar (cerca de 20 minutos a 180 ºC). Servir.

​ Espero que gostem!

234 visualizações1 comentário
PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.