Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved. 

BLOG

  • Just Natural Please

Gnocchi de Beterraba com Pesto de Salsa

Esta receita foi criada para o blog Edu's Pantry, para a sua rúbrica "Uma Ceia de Natal diferente".








Gnocchi de Beterraba com Pesto de Salsa

Ingredientes: Para o gnocchi: 1 Beterraba grande (~160 g) 3 Batatas médias, de preferência bio (~350 g) 1 dente de Alho (opcional) 1+1/2 chávenas de Farinha (~200 g, usei de Trigo Sarraceno mas outras também devem funcionar) MAIS extra para amassar e polvilhar 1 pitada de Flor de Sal (opcional) 1 pitada de Pimenta Preta (opcional)

Para o Pesto: 1 +1/2 chávenas de Verduras da Beterraba cruas (~60 g, talos removidos) ¼-1/2 chávena de Salsa ½ chávena de Nozes (~50 g, pinhões ou cajús também funcionam) Sumo de ½ Limão 1-2 colheres de Sopa de Azeite Virgem 1 pitada de Flor de Sal (opcional) 1 pitada de Pimenta Preta (opcional)

Preparação:

Para fazer o Gnocchi: 1. Descascar a beterraba, cortá-la em quartos e colocá-la num tacho com água em lume médio. 2. Após cerca de 5-7 minutos de fervura adicionar as batatas com casca bem lavadas e o dente de alho também com casca ao tacho e cozer por mais 15 minutos. (É importante que a batata coza com casca para ficar com a textura correta para o gnocchi. O dente de alho com casca é opcional mas dá um aroma agradável ao gnocchi.) 3. Quando as batatas e a beterraba estiverem tenras, retirar do lume e escorrer bem. Retirar a pele das batatas e do dente de alho assim que possível. (É importante trabalhar com as batatas ainda quentes.) 4. Transformar as batatas, a beterraba e o dente de alho em puré. Podem utilizar um esmagador de batata, um passe-vite ou mesmo o processador. 5. Transferir o puré para uma superfície limpa polvilhada com farinha e adicionar a farinha aos poucos, trabalhando primeiro com uma espátula ou garfo e por fim com as mãos. A massa deverá ficar muito fofa mas moldável. 6. Formar um rolo com a massa, tapar com um pano e deixar repousar durante cerca de 10 minutos. 7. Após a fase de repouso, fazer rolos de massa menores (~1 cm de diâmetro) sobre uma superfície polvilhada de farinha. Cortar o rolo em pedaços (~2 cm de comprimento). Polvilhar os dentes de um garfo com farinha e rolar cada pedaço sobre os dentes do garfo com o polegar (nesta fase ajuda mesmo ver o vídeo). 8. Colocar um tacho com água em lume médio. Quando começar a ferver, adicionar o gnocchi para cozer. Quando o gnocchi ficar a boiar à superfície está pronto (~2-3 minutos). Retirar da água e escorrer bem. Reservar.

Para fazer o pesto:

1. Colocar todos os ingredientes para o pesto no processador e processar até formar um puré. 2. Ajustar a quantidade de sumo de limão e azeite à textura desejada. Corrigir temperos conforme desejado e servir.

Para servir o gnocchi poderão simplesmente colocar o gnocchi cozido sobre uma cama de pesto, podem misturar tudo numa tigela para revestir ou poderão mesmo salterar o gnocchi no pesto em lume médio baixo durante uns minutos para realçar ainda mais os sabores.

21 visualizações