BLOG

  • Just Natural Please

Falafel Burgers (Hambúrgueres de Grão)

Uma das minhas estratégias para fazer com que cá em casa haja um jantar 100 % vegan e saudável de vez em quando é preparar hambúrgueres vegetais.

Geralmente na mesa cá de casa há dois menús: o meu (vegano, lindo e colorido, a irradiar saúde) e o do João (sem cor, sem brilho, com produtos processados e indesejáveis...). É uma canseira, dá imenso trabalho, e parte-me o coração saber que ele ainda come produtos animais, mas faz parte do nosso compromisso de respeito mútuo.

Mas apesar do seu difícil paladar, há certos pratos veganos que ele come com satisfação. E tudo o que tenha a palavra "hambúrguer" no nome é geralmente infalível!

E estes Falafel Burgers são uma delícia e tão fáceis de preparar. A base é o grão, uma excelente fonte de proteína, e mais uns toques aqui e ali para dar textura e sabor.

Desta vez usei farinha de trigo integral, mas outras farinhas também funcionam. Substituam por uma farinha sem glúten se necessário. Ajustem a quantidade de farinha à textura dos vossos burgers: na hora de os moldar não devem ficar colados às mãos. Se ainda colam, acrescentem mais um pouco de farinha.

E para a versão mais saudável, sem gordura adicionada, basta colocá-los no forno. Alternativamente, também poderão fritá-los num fio de azeite ou outro óleo vegetal. ​

​Crocantes por fora e suaves por dentro...perfeitos! E o molho fresco de alho e ervas dá-lhes aquele toque especial!



Falafel Burgers (Hambúrgueres de Grão)

Serve: 12 burgers Tempo de Preparação: 5 minutos ​Tempo de Cozedura: 30 minutos Dificuldade: Fácil Custo: 2,80 € Informação Nutricional (por burger): 73 Kcal, 3,4 g proteína, 8,7 g hidratos de carbono, 1,9 g lípidos, 2,9 g fibra

Ingredientes: 425 g de Grão de Bico cozido (o equivalente a aproximadamente 2 latas pequenas escorridas) 1/3 chávena de Farinha de Trigo Integral (40 g, substituir por farinha sem glúten se necessário) 2 colheres de sopa de Sementes de Sésamo Brancas (opcional) 1 mão cheia de Salsa fresca (20 g) 2 dentes de Alho 1 Cebola pequena Sumo de 1 Limão 1+1/2 colher de chá de Cuminhos 1 pitada de Flor de Sal, a gosto (opcional) 1 pitada de Pimenta Preta, a gosto (opcional)

Método de Preparação:

1. Colocar a salsa, os dentes de alho descascados, a cebola descascada e o sumo de limão no processador e processar até ficar bem picado. 2. Adicionar o grão, bem escorrido, e pulsar algumas vezes para reduzir a uma pasta ainda com alguns pedaços inteiros, para dar textura. Transferir para uma tigela. 3. Adicionar as sementes de sésamo, os cuminhos e a farinha. Mexer bem para incorporar. Corrigir temperos com flor de sal e pimenta, se desejado. 4. Preparar um tabuleiro forrado com papel vegetal. Moldar os burgers com as mãos utilizando cerca de duas colheres de sopa de massa para cada um. Se a massa estiver muito coladiça adicionar um pouco mais de farinha. 5. Colocar os burgers no frigorífico durante uns 15 minutos para ficarem mais firmes antes de cozerem. 6. Pré-aquecer o forno a 200 ºC. Retirar os burgers do frigorífico e colocar no forno durante cerca de 30-35 minutos, virando-os uma vez a meio. ​7. Retirar do forno e servir quente ou frio, guarnecido com molho de alho e ervas se desejado.

Espero que gostem desta receita! Aí em casa todos comem o mesmo ou também têm vários menus? Comentem em baixo!


PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.