Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved. 

BLOG

  • Just Natural Please

Doce de Tomate Sem Açúcar

E a estrela de hoje é tenra, sumarenta, por vezes doce, outras mais salgada, de pele lustrosa e cor vívida. Existem mais de 5000 variedades mas infelizmente só temos acesso a uma meia dúzia... Apresento-vos o Tomate.

A receita de hoje surgiu por necessidade. Quando a horta da avó nos presenteia com tantos tomates que não há salada que lhes dê vazão, temos de recorrer a pequenos truques para nada desperdiçar. As compotas e doces de fruta estão longe de ser novidade, mas estamos sempre a tempo de reinventar os clássicos e torná-los ainda mais saudáveis e naturais.



Existem várias opções para fazer doce de tomate sem açúcar refinado: utilizando açúcar de côco, xarope de agáve, stevia, etc. A minha preferida é utilizando tâmaras. Sempre que posso, prefiro utilizar nas minhas receitas apenas plantas integrais (o que se chama em inglês de "whole plants"). Assim desfrutamos mais de todos os nutrientes e propriedades que a Natureza nos preparou e é muito mais fácil mantermo-nos saudáveis e cheios de vitalidade. 



Os tomate e as tâmaras seriam suficientes para fazer um bom doce de tomate, mas para torná-lo ainda mais rico e perfumado, utilizei também flor de anis, canela, gengibre e raspa de limão. Barrado no pão torrado e com pinhões tostados por cima ficou uma delícia...




Doce de Tomate Sem Açúcar

Serve: 1+1/2 chávenas Tempo de Preparação: 45 minutos Dificuldade: Fácil Custo: 4,00 €   Informação Nutricional (por 2 colheres de sopa): 100 Kcal, 1,6 g proteina, 26,0 g hidratos de carbono, 0,3 g lípidos 

Ingredientes: 600 g Tomate (4-5 tomates médios) 150 g Tâmaras Medjool (6-7 tâmaras) 1 pau de Canela 1 estrela de Anis 1 colher de chá de Canela em pó Raspa de um Limão 1 pedacinho (0.5 cm x 0.5 cm) de Gengibre fresco (opcional)

Método de Preparação: 1. Retirar a pele dos tomates e cortá-los aos pedaços grosseiros para um tacho. Eu utilizai as sementes mas, se preferirem. poderão retirá-las. 2. Retirar os caroços das tâmaras e cortá-las aos pedaços para dentro do mesmo tacho. 3. Adicionar o pau de canela, a canela em pó, a estrela de anis, o gengibre picado e a raspa de limão. Misturar. 4. Cozinhar a mistura em lume muito baixo, durante cerca de 45 minutos, mexendo frequentemente para não quemair no fundo. Se ficar demasiado seco, adicionar 1 ou 2 colheres de sopa de água. 5. Quando o tomate e as tâmaras estiverem bem cozidos e transformados numa pasta quase homogénea, retirar do lume. Retirar o pau de canela e a estrela de anis. 6. Para tornar o doce ainda mais cremoso, passar com a varinha mágica. Transferir para frascos de vidro herméticos e conservar no frigorífico.

Espero que gostem desta receita. Podem utilizar o doce para barrar no pão, como topping para panquecas ou para fruta, ou da forma que mais gostarem!

60 visualizações