Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved. 

BLOG

  • Just Natural Please

Cheesecake Vegan de Chocolate e Caramelo


No último fim de semana houve almoço em casa dos primos. E como já é tradição, levei uma sobremesa vegan e saudável para partilhar! 

Aqueles de vocês que me segue no Instagram e no Facebook deve ter reparado numa "cheesecake" com um ar super guloso que postei no último sábado. Foi uma receita inventada em cima do joelho na sexta feira à noite, pois a semana foi bastante ocupada com o novo projeto da Just GRANOLA Shop (as Just Granola Bars). 

Ficou prometido que se, o teste corresse bem, partilharia a receita aqui no blog. Pois aqui está ela! :-)

Pois bem, a tarte voou em poucos minutos pois todos quiseram provar um bocadinho (sobrou só a fatia da vergonha, como é costume...) e pelos comentários que obtive (se foram sinceros) a tarte está aprovadíssima!  ​

Gostei especialmente da cara surpresa que todos fizeram quando expliquei que a parte branca não eram natas, que o caramelo tinha sido feito apena com tâmaras e um pouco de água e que a tarte não levava açúcar nem nenhum produto de origem animal!

Adoro partilhar coisas boas com aqueles de quem gosto!  ​



Cheesecake Vegan de Caramelo e Chocolate

Serve: 15 fatias Tempo de Preparação: 30 minutos (+2 h de demolha, +2 h refrigeração) Dificuldade: Fácil Custo: 16,60 €   Informação Nutricional (por fatia): 354,3 Kcal, 6,6 g proteína, 26,1 g hidratos de carbono, 25,1 g lípidos, 4,4 g fibra, 0,0 g colesterol 

Ingredientes: Para a base: ¾ chávena de Flocos de Aveia Finos BIO Sem Glúten (110 g) ¾ chávena de Amêndoas com pele (115 g, ou outra oleaginosa) ½ chávena de Côco Ralado BIO (40 g) ¼ chávena de Cacau Cru Puro em Pó BIO ​ (25 g) ¼ chávena de Óleo de Côco derretido (50 g) ¼ chávena de Geleia de Agave (60 ml, ou outro adoçante natural)

Para o recheio: 1+1/2 chávenas de Cajus crus (225 g), demolhados em água durante 2-3 h 1 lata de Creme de Côco (200 ml) 1/4 chávena Geleia de Agave (60 ml, ou outro adoçante natural) ¼ chávena de Óleo de Côco derretido (50 g) 1 saqueta de 2 g de Agar-Agar 2 colheres de sopa de Água As sementes de 1/3 de uma Vagem de Baunilha (ou essência ou extrato)

Para o caramelo: 150 g de Tâmaras (Medjool é melhor mas outras também funcionam) 1/3 chávena de Água (80 ml)

Para o chocolate: 1/4 chávena de Óleo de Côco (50 g) 1/4 chávena de Cacau Cru Puro em Pó BIO (25 g)

Método de Preparação: Para fazer a base: 1. Colocar os flocos de aveia numa frigideira anti-aderente sobre lume baixo e deixar tostar durante cerca de 5-7 minutos, mexendo frequentemente. Quando estiverem dourados e começarem a libertar um aroma agradável, retirar do lume e verter para uma tigela de louça (não usar plástico ou vidro não resistente pois os flocos estarão muito quentes). Deixar arrefecer. 2. Repetir o passo anterior com as amêndoas. Deixar arrefecer. Nota: estes dois passos são opcionais mas dão um aroma muito agradável à base. 3. Colocar as amêndoas e os flocos de aveia tostados e arrefecidos no processador e pulsar algumas vezes para reduzir a pequenos pedaços. 4. Adicionar o cacau, o agave, o côco ralado e o óleo de côco derretido e processar durante 1-2 minutos ou até formar uma mistura homogénea. Verter para uma forma de tarte com fundo destacável e espalhar sobre a base, calcando com a ponta dos dedos. Colocar no frigorífico ou no congelador enquanto se prepara o recheio.

Para preparar o recheio: 1. Colocar os cajus numa tigela com água e deixar de molho durante 2-3 horas. Escorrer bem e reservar. 2. Numa taça pequena, dissolver o agar-agar em cerca de 2 colheres de sopa de água, mexendo bem. (Não vai dissolver totalmente mas não há problema). 3. Colocar o creme de côco e a mistura de agar-agar num tacho pequeno e levar ao lume baixo até dissolver o agar-agar (cerca de 3-4 minutos), mexendo sempre e não deixando ferver. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco. 4. Entretanto, colocar os cajus demolhados e escorridos no processador juntamente com o óleo de côco derretido e o agave.  Processar durante 2-3 minutos até formar um creme homogéneo. 5. Adicionar a mistura do creme de côco e as sementes de baunilha e pulsar para combinar. 6. Verter o creme sobre a base da tarte, abanar para alisar a superfície e colocar no congelador durante cerca de 20 minutos ou no frigorífico durante cerca de 40 minutos, ou até solidificar.

Para fazer o chocolate: 1. Derreter o óleo de côco ao lume ou no micro-ondas. Juntar o cacau em pó e mexer bem para incorporar. 2. Com uma colher, deixar escorrer o chocolate em fio sobre a tarte, fazendo os efeitos desejados. Voltar a colocar a tarte no frigorífico ou congelador. O chocolate solidifica em 5-10 minutos no frio.

Para fazer o caramelo: 1. Retirtar o caroço das tâmaras e colocá-las no processador juntamente com a água. Processar durante cerca de 2-3 minutos até formar um caramelo homogéneo. 2. Espalhar o caramelo cuidadosamente sobre a tarte quando esta estiver firme. Voltar a colocar no congelador ou frigorífico durante uns 10-20 minutos para ficar frio. 3. Voltar a espalhar o chocolate em fio sobre a tarte, fazendo os efeitos desejados. Manter a tarte no frigorífico ou congelador até servir.

Espero que gostem desta receita. Vou fazê-la muitas mais vezes com certeza! ​

91 visualizações