BLOG

  • Just Natural Please

Bolo Rainha Vegano

Esta receita foi criada para o blog Nutrição Feminina da nutricionista Carla Fernandes.



Serve: 16 fatias

Tempo de Preparação: 30 minutos + 5 – 7 h para levedar Tempo de Cozedura: 45 minutos

Idade: +5 anos


Ingredientes: 4 chávenas de Farinha sem Glúten (400 g, usei farinha de Aveia) + extra para amassar 10 g Fermento de Padeiro + 1 dl de Água 2 colheres de sopa de Linhaça Moída, espessada em 6 colheres de sopa de água 15 min.

1/2 chávena de Açúcar de Côco (75 g) 1/2 chávena de Óleo de Côco (75 g, ou manteiga vegetal) 1/4 chávena de Passas (50 g) + extra para decorar 1/2 chávena de Oleaginosas (100 g, usei amêndoas, nozes, avelãs e pinhões) + extra para decorar Raspa de 1 Limão (de preferência biológico) Raspa e sumo de 1 Laranja (de preferência biológica)


Para decorar: Geleia de Agave a gosto, ou outro adoçante natural líquido Côco Ralado, moído no triturar até ficar fino Passas extra Oleaginosas extra


Método de Preparação: 1. Colocar a linhaça moída numa tigela e adicionar as 6 colheres de sopa de água. Mexer para incorporar e deixar espessar durante cerca de 15 minutos. 2. Colocar o fermento de padeiro numa tigela e adicionar 1 dl de água. Mexer para incorporar. Adicionar 4-5 colheres de sopa de farinha e mexer. Deixar levedar durante cerca de 15 minutos. 3. Numa tigela grande, misturar o óleo de côco ligeiramente amolecido (levar 30 segundos ao microondas ou amolecer em banho maria), com o açúcar de côco. Mexer bem até formar um creme. 4. Adicionar as raspas de limão e de laranja e a linhaça espessada e mexer bem para combinar. 5. Adicionar a mistura do fermento e voltar a mexer. 6. Adicionar a restante farinha e amassar bem para ligar. A massa vai ficar espessa e difícil de mexer com colher e deverá ser amassada com as mãos. 7. Adicionar o sumo de laranja aos poucos e amassar para incorporar. Por fim, adicionar as passas e os frutos secos cortados aos pedaços e amassar para incorporar. 8. Formar uma bola com a massa, tapar com um pano e colocar num local quente (junto à lareira ou no interior do forno pré-aquecido por 2 minutos e desligado). Deixar levedar durante 4 a 6 horas. 9. Transferir a massa para um tabuleiro, abrir um buraco no meio da massa e deixar levedar por mais 30 minutos a 1 hora. 10. Decorar o topo do bolo com as passas e oleaginosas extra e levar ao forno pré-aquecido a 200 ºC durante cerca de 45 minutos – 1 hora.  11. Retirar do forno e deixar arrefecer durante cerca de 10 minutos no tabuleiro. Pincelar com a geleia de agave e polvilhar com côco ralado moído. Servir quando estiver completamente frio.

0 visualização
PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.