BLOG

  • Just Natural Please

Bolachas de Aveia e Mirtilos


Hoje, no Dia da Criança, partilho convosco uma receita aprovada pelos mais pequenos, que é saudável e saborosa!

Na realidade criei esta receita especialmente para a Mercearia Bio, que me convidou a criar uma receita para juntar ao portfolio de boas receitas que podem encontrar no site da loja (aconselho-vos a visitar!).

E já que é Dia da Criança, vamos celebrar!


Como futura mãe, tenho andado mais atenta às práticas alimentares das escolas e tenho sabido de histórias que me têm deixado muito desiludida...

Escolas que, por ser Dia da Criança, levam os miúdos ao McDonalds para celebrar, escolas que proporcionam um almoço "especial" no Dia da Criança que consiste em Pizza com Chouriço, escolas que por ser Dia da Criança não têm sopa no menu como um "mimo" para eles...Enfim, histórias de perder a cabeça... ​

​Eu admiro as mães que conseguem manter a calma e encontrar soluções perante estas situações. O meu bebé ainda está a caminho e eu já sinto uma revolta enorme perante estes profissionais que, insistem em ignorar problemas crescentes e abrangentes associados aos maus hábitos alimentares, como a obesidade infantil, a "hiperatividade", as alergias e intolerâncias alimentares, entre outros.

Acredito que este bebé me vai trazer a maturidade e calma suficientes para saber lidar com estas situações da melhor forma, quando eles nos chegarem a nós. Até lá, penso que é importante sensibilizar mães, profissionais e entidades responsáveis. As nossas crianças merecem melhor que isto, merecem viver com qualidade e aprender a comer da forma que os fará sentir melhor, com mais saúde e vitalidade para poderem brincar e aprender, e em mais harmonia com o planeta e com a natureza. ​

E enquanto a mudança não ocorre de forma generalizada e acessível a todos, vamos nós fazendo as nossas escolhas diárias para dar o melhor aos nossos.

E há tanto por onde escolher! Já começam a aparecer produtos e marcas responsáveis, mercearias com uma boa oferta (como a Mercearia Bio) e muitas receitas saudáveis e fáceis de fazer! ​ 

​Como estas Bolachas de Aveia e Mirtilos!

A lista de ingredientes é simples mas todos têm a sua função. Parte dos flocos de aveia são moídos em farinha, assim como as amêndoas, para dar densidade às bolachas sem as deixar pesadas ou demasiado secas. O açúcar de côco e a banana dão a doçura necessárias. Um pouco de óleo de côco que, juntamente com o açúcar de côco, são o segredo para dar alguma crocância à superfície. A linhaça liga a massa e o bicarbonato de sódio torna-las mais arejadas. A baunilha e os mirtilos dão aquele aroma especial... 

E aqui estão elas! Um mimo delicioso e saudável! ​

Bolachas de Aveia e Mirtilos

Serve: 16 bolachas grandes Tempo de Preparação: 15 minutos Tempo de Cozedura: 20 minutos Dificuldade: Fácil Informação Nutricional (por bolacha): 164 Kcal, 5,1 g proteína, 6,7 g lípidos, 19,0 g hidratos de carbono, 3,5 g fibra

Ingredientes: 3 chávenas de Flocos de Aveia Sem Glúten (~ 330 g) ¾ chávena Amêndoas com pele (~ 100 g) (ou farinha de amêndoa) ½ colher de chá de Bicarbonato de Sódio 1 Banana média madura (~ 110 g) 3 colheres de sopa de Óleo de Côco (~ 30 g), melted ½ chávena de Açúcar de Côco (~ 80 g) (ou outro açúcar integral) 2 colheres de sopa de Linhaça Dourada Moída, espessada em 6 colheres de sopa de Água por 15 minutos As sementes de ½ Vagem de Baunilha (ou ½ colher de chá de Essência ou Extrato de Baunilha) ½ chávena de Mirtilos, frescos ou congelados (~ 75 g) (ou amoras)

Método de Preparação:

  1. Colocar a linhaça moída numa taça. Adicionar a água, mexer para combinar e deixar espessar enquanto se preparar o resto da receita (10-15 minutos).

  2. Pré-aquecer o forno a 175 °C e preparar um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Reservar.

  3. Colocar uma chávena de flocos de aveia no processador ou moinho e café e processar em farinha. Transferir para uma tigela grande. Reservar.

  4. Colocar as amêndoas numa frigideira anti-aderente em lume médio-baixo. Deixar tostar durante 5 minutos, mexendo frequentemente. Remover da frigideira e deixar arrefecer. Alternativamente, pode-se tostar as amêndoas no forno por 10 minutos a 175 °C, mexendo uma vez a meio.

  5. Colocar as amêndoas tostadas e arrefecidas no processador e reduzir a farinha. Adicionar à farinha de aveia.

  6. Adicionar as restantes 2 chávenas de flocos de aveia e o bicarbonate de sódio e mexer para combinar. Reservar.

  7. Colocar a banana e o óleo de côco derretido no processador e pulsar para reduzir a puré.

  8. Adicionar o açúcar de côco e a baunilha e processar durante 1-2 minutos, até formar um creme homogéneo. Adicionar à mistura de farinhas e mexer bem para combinar.

  9. Juntar a linhaça espessada e voltar a mexer. A massa deverá ser húmida e coladiça.

  10. Incorporar os mirtilos na massa, com cuidado para não se desfazerem muito. Formar as bolachas com cerca de 2 colheres de sopa de massa, espalmá-las com a ponta dos dedos sobre o tabuleiro e colocar no forno durante uns 15 a 20 minutos.

  11. Retirar as bolachas do forno e transferi-las para uma grelha de arrefecimento. Deixar arrefecer totalmente antes de servir. Manter as restantes num frasco fechado.

Espero que gostem desta receita! Um dia muito doce para todos!


115 visualizações
PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.