BLOG

  • Just Natural Please

Bolachas Crocantes com Passas e Pistachios

A receita de hoje é mais uma guloseima do bem!

A maioria das bolachas que partilho convosco aqui no blog, por não levarem açúcar nem gordura, não ficam estaladiças. É um compromisso a que me habituei, até porque mesmo não sendo estaladiças, as bolachas saudáveis aqui do blog são muito saborosas e saciantes.

Mas hoje estava mesmo a apetecer-me uma bolachinha crocante, com passas, a fazer lembrar uma certa marca de bolachas que eu muito devorei durante a minha infância... :-/ ​

Ainda assim, estas bolachas continuam a ser muito mais saudáveis que as bolachas tradicionais de pacote: são feitas com óleo de côco (uma das gorduras mais saudáveis que podemos utilizar), adoçadas com açúcar de côco (não refinado e com baixo índice glicémico) e banana e feitas com Flocos de Aveia Finos BIO Sem Glúten, que reduzo a farinha antes de preparar as bolachas para manter todas as suas propriedades e nutrientes.

As sultanas e os pistachios são opcionais nestas bolachas, mas enriquecem-nas não só em textura mas também em sabor e nutrientes. Em vez de sultanas, poderão também utilizar mirtilos vermelhos secos ou pedaços de figo sego ou tâmaras. Em vez de pistachios podem utilizar outras oleaginosas ou mesmo sementes.

E a cozinha ficou tão perfumada... ​

Bolachas Crocantes com Passas e Pistachios

Serve: 22 bolachas Tempo de Preparação: 15 minutos Tempo de Cozedura: 25 minutos Dificuldade: Fácil Custo: 3,80 € Informação Nutricional (por bolacha): 65,5 Kcal, 1 g proteína, 6,9 g hidratos de carbono, 3,8 g lípidos

Ingredientes: 1 + 1/4 chávena de Flocos de Aveia Finos BIO Sem Glúten (125g), reduzidos a farinha (outras farinhas também funcionam) 1/3 chávena de Açúcar de Côco 1/2 chávena de Óleo de Côco sólido (65 g) 1 Banana pequena (75 g sem casca) 2 colheres de sopa de Sultanas (20 g) 2 colheres de sopa de Pistachios (20 g), descascados e sem sal As sementes de 1/2 Vagem de Baunilha (opcional)

Método de Preparação: 1. Numa tigela média, misturar o açúcar de côco com o óleo de côco sólido. Mexer bem até formar um creme. 2. Colocar a banana no processador e processar até formar puré. Transferir para a tigela e mexer para combinar. 3. Adicionar a baunilha, os pistachios partidos em pedaços grosseiros e as sultanas e mexer para incorporar. 4. Colocar os ​Flocos de Aveia Finos BIO Sem Glúten no processador e processar durante alguns minutos até formar uma farinha fina. Adicionar a farinha à mistura anterior, aos poucos, mexendo sempre para combinar. A massa vai ficar cada vez mais difícil de mexer e vai começar a destacar-se da tigela. Quando toda a farinha tiver sido adicionada a massa deverá destacar-se facilmente da tigela formando uma bola. 5. Enrolar a massa em papel vegetal e formar um rolo com cerca de 5 cm de diâmetro. Colocar no congelador durante cerca de 10 minutos para ficar mais firme. 6. Entretanto, pré-aquecer o forno a 175 ºC. 7. Retirar a massa do congelador, desembrulhá-la do papel vegetal e cortar o rolo em fatias com cerca de 0,5 cm de espessura. Colocar cada bolacha num tabuleiro forrado com papel vegetal e pressionar com a ponta dos dedos até as bolachas terem cerca de 0,2-0,3 cm de espessura. Deixar cerca de 1 cm entre cada bolacha. 8. Colocar as bolachas no forno durante cerca de 20-25 minutos até ficarem douradas. As bolachas estarão moles quando sairem do forno mas tornam-se estaladiças depois de arrefecerem. Transferir as molachas para uma rede de arrefecimento até ficarem à temperatura ambiente. Guardar num recipiente fechado para se manterem estaladiças.

Espero que gostem destas bolachas crocantes! Não se esqueçam de partilhar as vossas fotos na página de facebook do blog!

PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.