Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved. 

BLOG

  • Just Natural Please

Bolachas Crocantes com Passas e Pistachios

A receita de hoje é mais uma guloseima do bem!

A maioria das bolachas que partilho convosco aqui no blog, por não levarem açúcar nem gordura, não ficam estaladiças. É um compromisso a que me habituei, até porque mesmo não sendo estaladiças, as bolachas saudáveis aqui do blog são muito saborosas e saciantes.

Mas hoje estava mesmo a apetecer-me uma bolachinha crocante, com passas, a fazer lembrar uma certa marca de bolachas que eu muito devorei durante a minha infância... :-/ ​

Ainda assim, estas bolachas continuam a ser muito mais saudáveis que as bolachas tradicionais de pacote: são feitas com óleo de côco (uma das gorduras mais saudáveis que podemos utilizar), adoçadas com açúcar de côco (não refinado e com baixo índice glicémico) e banana e feitas com Flocos de Aveia Finos BIO Sem Glúten, que reduzo a farinha antes de preparar as bolachas para manter todas as suas propriedades e nutrientes.

As sultanas e os pistachios são opcionais nestas bolachas, mas enriquecem-nas não só em textura mas também em sabor e nutrientes. Em vez de sultanas, poderão também utilizar mirtilos vermelhos secos ou pedaços de figo sego ou tâmaras. Em vez de pistachios podem utilizar outras oleaginosas ou mesmo sementes.

E a cozinha ficou tão perfumada... ​

Bolachas Crocantes com Passas e Pistachios

Serve: 22 bolachas Tempo de Preparação: 15 minutos Tempo de Cozedura: 25 minutos Dificuldade: Fácil Custo: 3,80 € Informação Nutricional (por bolacha): 65,5 Kcal, 1 g proteína, 6,9 g hidratos de carbono, 3,8 g lípidos

Ingredientes: 1 + 1/4 chávena de Flocos de Aveia Finos BIO Sem Glúten (125g), reduzidos a farinha (outras farinhas também funcionam) 1/3 chávena de Açúcar de Côco 1/2 chávena de Óleo de Côco sólido (65 g) 1 Banana pequena (75 g sem casca) 2 colheres de sopa de Sultanas (20 g) 2 colheres de sopa de Pistachios (20 g), descascados e sem sal As sementes de 1/2 Vagem de Baunilha (opcional)

Método de Preparação: 1. Numa tigela média, misturar o açúcar de côco com o óleo de côco sólido. Mexer bem até formar um creme. 2. Colocar a banana no processador e processar até formar puré. Transferir para a tigela e mexer para combinar. 3. Adicionar a baunilha, os pistachios partidos em pedaços grosseiros e as sultanas e mexer para incorporar. 4. Colocar os ​Flocos de Aveia Finos BIO Sem Glúten no processador e processar durante alguns minutos até formar uma farinha fina. Adicionar a farinha à mistura anterior, aos poucos, mexendo sempre para combinar. A massa vai ficar cada vez mais difícil de mexer e vai começar a destacar-se da tigela. Quando toda a farinha tiver sido adicionada a massa deverá destacar-se facilmente da tigela formando uma bola. 5. Enrolar a massa em papel vegetal e formar um rolo com cerca de 5 cm de diâmetro. Colocar no congelador durante cerca de 10 minutos para ficar mais firme. 6. Entretanto, pré-aquecer o forno a 175 ºC. 7. Retirar a massa do congelador, desembrulhá-la do papel vegetal e cortar o rolo em fatias com cerca de 0,5 cm de espessura. Colocar cada bolacha num tabuleiro forrado com papel vegetal e pressionar com a ponta dos dedos até as bolachas terem cerca de 0,2-0,3 cm de espessura. Deixar cerca de 1 cm entre cada bolacha. 8. Colocar as bolachas no forno durante cerca de 20-25 minutos até ficarem douradas. As bolachas estarão moles quando sairem do forno mas tornam-se estaladiças depois de arrefecerem. Transferir as molachas para uma rede de arrefecimento até ficarem à temperatura ambiente. Guardar num recipiente fechado para se manterem estaladiças.

Espero que gostem destas bolachas crocantes! Não se esqueçam de partilhar as vossas fotos na página de facebook do blog!