BLOG

  • Just Natural Please

Assado de Couves Bruxelas, Batatinhas e Maçã

Olá amigos!

A receita de hoje esteve no blog Nutrição Feminina durante o mês de fevereiro, juntamente com outras receitas deliciosas e saudáveis dedicadas às brassicas. As brassicas são uma família de vegetais onde se incluiem as couves bruxelas, os brócolos, a couve flor, etc, conhecidas por poderem ter um papel muito activo na prevenção do cancro, uma vez que são boas fontes de sulforafano, um composto activo que actua no equilíbrio da função celular. 

Mas hoje é Dia da Mulher e por isso, para além desta receita, deixo-vos também uma pequena reflexão.

Fizemos um longo percurso até aqui. Um percurso que nos deu o direito de voto, que nos deu o direito de expressar a nossa opinião, que nos deu o direito de usar calças, discutir futebol, conduzir camiões, ser diretoras, mecânicas, deputadas ou presidentes da república.

Foi um longo percurso e muito há ainda por percorrer. Mas será que estamos na direção certa?

Parece-me a mim que a batalha centrou-se na mulher enquanto "máquina de trabalho". "A mulher tem o mesmo direito de construir uma carreira, de trabalhar em postos de direção, de receber o mesmo salário...". 

E nós mulheres, o que fizemos? Vestimos as calças, pegámos no cigarro, começámos a conduzir de forma agressiva e embrenhámo-nos na construção das nossas carreiras, a qualquer custo. Tornámo-nos "mulheres fortes" que são fortes porque fazem exatamente o que os homens fazem, ignorando muitas vezes a nossa essência enquanto mulheres.

Mas eu não quero ser forte como um homem. Eu quero ser forte como uma mulher! Somos diferentes. Nunca seremos iguais. Eu tenho mamas e vagina, ele não. O meu cérebro funciona de uma maneira, o dele funciona de outra. Eu posso engravidar, parir e amamentar, ele não. Eu não tenho a mesma massa muscular que ele e tenho ancas mais largas e não tenho próstata. Eu tenho dois cromossomas X, e ele só tem um.

Nós somos diferentes e nunca seremos iguais, excepto numa coisa. Ambos merecemos o direito de escolher como queremos ser, sem sermos julgados por isso. Uma mulher não é menos ou mais mulher se não quiser ter filhos e optar por se dedicar à sua carreira profissional. Uma mulher não será menos ou mais mulher se preferir dedicar-se inteiramente aos seus filhos e amamentar prolongadamente. Um homem não será menos ou mais homem se gostar mais de fazer malha do que de ver jogos de futebol. Um homem não será menos ou mais homem se detestar fazer malha e se gostar de futebol. ​ Eu quero o direito à escolha de ser aquilo que eu quero ser sem ter de me submeter a expetativas e julgamentos culturais, legais e sociais, seja eu homem ou mulher.



​Assado de Couves Bruxelas, Batatinhas e Maçã

Serve: 2-3 doses Tempo de Preparação: 2 minutos Tempo de Cozedura: 35 minutos Dificuldade: Fácil Custo: 1,80 € Informação Nutricional (por 1/3): 185,6 Kcal, 4,4 g proteína, 28,1 g hidratos de carbono, 5,2 g lípidos

Ingredientes: 300 g Couves Bruxelas 200 g Batatas pequenas para assar 1 Maçã 2 dentes de Alho 1 colher de sopa de Azeite Virgem 1 colher de sopa de Geleia de Agave (opcional) 1 colher de chá de Vinagre Balsâmico (opcional) 1 pitada de Flor de Sal (opcional)

Método de Preparação: 1. Pré-aquecer o forno a 200 ªC.  2. Lavar bem as couves Bruxelas e as batatas e cortá-las em quartos para um recipiente de forno. 3. Lavar bem a maçã, descaroçá-la e cortá-la em pedaços grosseiros. Adicioná-los ao recipiente anterior. 4. Esmagar os dentes de alho dentro da casca e adicioná-los à mistura anterior. 5. Temperar com o azeite virgem, o vinagre balsâmico, a geleia de agave e uma pitada de flor de sal. Mexer para revestir e colocar no forno para assar durante cerca de 35-40 minutos, mexendo a meio. 6. Quando as batatinhas estiverem tenras e as couves bruxelas estiverem caramelizadas, retirar do forno e servir.

Espero que gostem desta receita! Partilhem as vossas ideias nos comentários em baixo!

PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.