BLOG

  • Just Natural Please

Amêndoas em Caramelo Balsâmico

Tenho andado com esta receita na cabeça há tempo. A imagem de amêndoas reluzentes, o movimento do caramelo denso a escorrer, o som crocante de cada dentada...Tudo isto tem andado em rodopio na minha imaginação.

Só não tinha uma desculpa plausível para as preparar. Não que precisasse de qualquer desculpa…Mas sabem como é, se um houver motivo o pecado deixa de parecer tão pecaminoso…

​Finalmente tenho uma desculpa! A Páscoa está aí à porta e com ela vêm…as amêndoas! Perfeito! Estas Amêndoas em Caramelo Balsâmico são precisamente aquilo que eu tenho andado a imaginar (e a salivar). O caramelo é doce e denso e tem um toque ácido muito subtil graças ao vinagre balsâmico, mas sem se tornar demasiado avinagrado.

​E são tão fáceis e rápidas de preparar que até dá dó…Cinco ingredientes, uma frigideira anti-aderente, uma folha de papel vegetal, 10 minutinhos do vosso dia, e já está! E a cozinha fica a cheirar ondas de caramelo…Bom demais…

Depois é só preciso um pouco de paciência e deixá-las secar um pouco para o caramelo arrefecer solidificar. É difícil,  eu sei, porque elas gritas desesperadamente por uma dentada...Mas distraiam-se com qualquer coisa, vale a pena a espera!

Quantas vezes não irei eu repetir esta receita até a Páscoa passar...


Amêndoas em Caramelo Balsâmico

Serve: 1 chávena de amêndoas Tempo de Preparação: 5 minutos Tempo de Cozedura: 10 minutos Dificuldade: Fácil Custo: 3,15 €   Informação Nutricional (por porção de 10 amêndoas): 98 Kcal, 2,3 g proteína, 5,2 g hidratos de carbono, 7,4 g lípidos 

Ingredientes: 1 chávena de Amêndoas* com Pele (140 g) 1/4 chávena de Açúcar de Côco (30 g) (açúcar mascavado deve funcionar também) 1 colher de sopa de Óleo de Côco 1 colher de sopa de Geleia de Agave 1 colher de sopa de Vinagre Balsâmico

*Para uma versão sem frutos secos, substituir as amêndoas por sementes de girassol ou de abóbora. ​ Método de Preparação: 1. Preparar um tabuleiro forrado com papel vegetal e reservar.  2. Colocar as amêndoas numa frigideira anti-aderente em lume médio-baixo para tostarem. Ir mexendo frequentemente para não queimar. Quando as amêndoas começarem a estalar (cerca de 5 minutos), retirar do lume e transferir para uma tigela. (Não deixem as amêndoas na frigideira porque esta continua muito quente e poderá queimar as amêndoas.) 3. Utilizando a mesma frigideira anti-aderente, colocá-la em lume muito baixo e adicionar o óleo de côco. Esperar alguns instantes para que derreta. 4. Quando o óleo de côco estiver derretido, adicionar a geleira de agave, o vinagre balsâmico e o açúcar de côco e mexer para combinar. Deixar caramelizar em lume muito baixo mexendo sempre. 5. Quando começar a borbulhar adicionar as amêndoas tostadas e mexer para incorporar. Deixar caramelizar por mais 4-5 minutos, mexendo sempre. (Não deixem que o vosso caramelo aqueça demasiado ou irá ficar amargo. Sempre que virem que começa a borbulhar demasiado afastem a frigideira do lume por uns instantes.) 6. Transferir as amêndoas caramelizadas para o tabuleiro e espalhá-las numa camada. Deixar arrefecer durante cerca de 30 minutos para o caramelo arrefecer e solidificar. Depois de frias podem mantê-las num recipiente fechado.

Espero que gostem deste aperitivo para a Páscoa que aí vem! Que guloseimas vão preparar esta Páscoa? Comentem em baixo!


PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.