BLOG

  • Just Natural Please

8 Receitas de Hambúrgueres Vegetais

Se me seguem no Instagram ou no Facebook já devem ter reparado que os hambúrgueres vegetais são muito habituais cá em casa. Porquê?

São fáceis e rápidos de fazer. São versáteis, permitindo muitas variações de ingredientes. São uma ótima forma de incorporar leguminosas na nossa alimentação. São perfeitos para esconder ingredientes que não são tão apreciados pelos mais esquisitos, como os vegetais de folha verde. São fáceis para o pequeno pegar e comer. O homem também gosta.

Como tenho as receitas todas espalhadas pelo Instagram e eu própria por vezes não consigo encontrar o que quero quando mais preciso, aqui fica uma mini-coleção de 8 receitas de hambúrgueres vegetais. Algumas delas são semelhantes, diferindo apenas num ou noutro ingrediente. Mas assim ficam a saber as combinações que funcionam.



Todos os hambúrgueres são apropriados para bebés a partir dos seis meses, desde que supervisionados por um adulto. O sal só deve ser utilizado a partir dos 12 meses e sempre em moderação.

As leguminosas devem ser demolhadas pelo menos durante 12 horas (eu gosto de demolhar 24 horas, sendo que mudo a água ao final de 12 horas) e devem ser bem cozidas e escorridas. Para facilitar a digestão das mesmas podem cozê-las com uma tirinha de alga Kombu, que as vai tornar mais fáceis de digerir, evitando a formação de gases (e é rica em minerais como o iodo e o ferro).

O processo para os fazer é semelhante para todos. Começa-se por esmagar as leguminosas com um garfo ou esmagador de batata. Também podem usar o processador de alimentos (eu evito pela preguiça de o lavar a seguir...). Junta-se os restantes ingredientes e mistura-se bem. Deve ficar uma massa espessa e não rala e por isso é importante escorrer bem a água de cozedura das leguminosas. Leva-se ao frio durante uns 15 minutos só para ser mais fácil de moldar (se estiverem com pressa podem passar esta parte à frente mas poderá ser mais difícil moldar os hambúrgueres). Moldam-se os hambúrgueres rolando a massa com as mãos numa bola e achatando com a ponta dos dedos. Podem depois cozinhá-los de duas formas: a mais saudável, no forno, ou a não tão saudável mas geralmente mais apreciada pois ficam mais saborosos, alourados num fio de azeite ou óleo de côco.




Hambúrgueres de Feijão Branco e Quinoa 2 chávenas de feijão branco cozido 1/3 chávena de farinha de aveia (outras farinhas também funcionam) 1 chávena de quinoa cozida* 1 colher de sopa de linhaça moída 1 cenoura média ralada 1 colher de chá de cominhos 1 pitada de flor de sal (opcional, só a partir dos 12 meses)

Esmagar grosseiramente o feijão e incorporar os restantes ingredientes. Levar ao frio durante 15 minutos para ser mais fácil moldar a massa. Moldar os hambúrgueres e levar ao forno a 180 °C durante 20 minutos ou dourar num fio de azeite 5 minutos de cada lado.

*Para 1 chávena de quinoa cozida vão precisar de 1/4 chávena de quinoa crua. Passar por água abundante e cozer no dobro da água em lume baixo (em todo o sítio diz o dobro da água mas eu tenho sido melhor sucedida com o triplo). A branca demora cerca de 15 minutos e a vermelha demora cerca de 18 minutos.





Hambúrgueres de Feijão Azuki, Batata Doce e Chuchu 1+1/2 chávenas de feijão azuki bem cozido 1 chávena de batata doce cozida 1/2 chávena de chuchu cozido (opcional, podem substituir por mais batata doce) 2 colheres de sopa de linhaça dourada moída 3 colheres de sopa de farinha de trigo sarraceno (outras também funcionam) 2 colheres de chá de pasta de tomate (100% tomate) 1 colher de chá de cominhos 1 pitada de flor de sal (opcional, só a partir dos 12 meses)

Esmagar tudo e misturar bem. Levar ao frio por 20 minutos para ser mais fácil de moldar. Moldar os hambúrgueres e corar na frigideira com um fio de azeite ou óleo de côco. Podem também levar ao forno a 180 °C durante 25 minutos.




Hambúrgueres de Feijão Frade e Millet 1 chávena de feijão frade cozido 1 chávena de millet cozido 1 cenoura média ralada 2 colheres de sopa de linhaça moída 3 colheres de sopa de pasta de tomate (100% tomate) 1 pitada de flor de sal (opcional, só a partir dos 12 meses)

Esmagar tudo e colocar no frigorífico 20 minutos para ficar mais firme. Moldar os hambúrgueres e levar ao forno 25 minutos a 180 °C. Deixar arrefecer (eles ficam mais firmes depois de arrefecerem) e servir.





Hambúrgueres de Dois Feijões e Batata Doce 1/2 chávena de feijão preto cozido 1/2 chávena de feijão encarnado cozido 1 chávena de batata doce cozida ou assada 2 colheres de sopa de linhaça moída 2 colheres de sopa de pasta de tomate (100% tomate) 1 pitada de flor de sal (opcional, só a partir dos 12 meses) ​ Esmagar tudo, misturar bem, levar ao frio 20 minutos para ficar firme e ser mais fácil moldar. Moldar os hambúrgueres e levar ao forno a 180 °C durante 20 minutos.





Hambúrgueres de Lentilhas Vermelhas, Batata Doce e Beterraba 2 chávenas de lentilhas vermelhas cozidas 1+1/2 chávenas de polpa de batata doce cozida ou assada 1 beterraba pequena bem cozida 3 colheres de sopa de linhaça moída  1 colher de chá de noz moscada 1 colher de chá de cominhos 2 colheres de sopa de Sementes de Sésamo (para decorar, opcional) 1 pitada de flor de sal (opcional, só a partir dos 12 meses)

Colocar todos os ingredientes num recipiente de fundo plano e esmagar com o garfo, formando uma mistura quase homogénea. Colocar no frio durante uns 15 minutos para ser mais fácil moldar. Entretanto pré-aquecer o forno a 180 °C e preparar um tabuleiro forrado com papel vegetal. Retirar a massa do frio e moldar os hambúrgueres com as mãos. Polvilhar com as sementes de sésamo e levar ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixar arrefecer e servir.





Hambúrgueres de Ervilhas, Batata Doce e Grão 1 chávena de polpa de batata doce cozida ou assada 1 chávena de ervilhas cozidas 1 chávena de grão cozido 3 colheres de sopa de linhaça moída 1 colher de chá de manjericão seco 1 pitada de flor de sal (opcional, só a partir dos 12 meses) ​ Esmagar tudo e colocar no frio 15 minutos. Moldar os hambúrgueres e dourar dos dois lados com um fio de azeite numa frigideira anti-aderente. Podem também fazer no forno 180° C durante 20 minutos.





Hambúrguer de Grão, Tomate Seco e Couve Kale (receita inspirada no blog Minimalist Baker) 3 chávenas de grão de bico bem cozido 1 chávena de couve kale (60 g) 50 g de tomate seco (sem sal nem azeite) 3 colheres de sopa de tahini 4 dentes de alho 1 cebola branca pequena 1 colher de chá de açafrão 1/2 colher de chá de cominhos 1 pitada de pimenta preta 1 pitada de flor de sal

Processar tudo no processador, moldar os hambúrgueres e alourar num fio de azeite ou óleo de côco (também deve para fazer no forno).





Hambúrgueres de Lentilhas Castanhas e Batata Doce 2 chávenas de lentilhas cozidas e bem escorridas 1 chávena de polpa de batata doce cozida ou assada 2 colheres de sopa de linhaça moída 1/2 chávena de farinha de trigo sarraceno 2 chalotas picadas 1/4 de pimento vermelho picado 1 punhado de coentros picados 1 colher de chá de caril 1 pitada de flor de sal (opcional, só a partir dos 12 meses)

Esmagar tudo e colocar no frio 15 minutos. Moldar os hambúrgueres e dourar dos dois lados com um fio de azeite numa frigideira anti-aderente. Podem também fazer no forno 180° C durante 20 minutos.


Espero que gostem!





PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.