BLOG

  • Just Natural Please

5 Rituais Matinais para um dia mais produtivo

De há uns tempos para cá adotei uma certa rotina matinal que tenho vindo a repetir, dia após dia. É uma rotina com pequenos rituais, coisas que foram surgindo naturalmente e que, por funcionarem para mim, foram ficando.

Não quero de forma nenhuma impor-vos os meus hábitos nem criar a ideia de que esta é a maneira mais correta de começar o dia. Longe disso! Quero apenas fazer uma partilha, como uma amiga que partilha uma dica, de algo que funciona para mim, na esperança que talvez vos seja útil ou talvez vos inspire a criarem a vossa própria rotina matinal. A rotina matinal que seja perfeita para vocês. ​


​Ritual n.º 1 - Hidratação

Este já está comigo há muitos e muitos anos. Desde que me lembro de ser gente que sempre acordei com vontade de beber água. Não é uma sede excessiva (não, não tenho diabetes). É mais uma sensação ou um instinto de que a primeira coisa que o meu corpo está a pedir é água, e nada mais conseguirá entrar sem antes haver água.

Se refletirmos um pouco, faz sentido bebermos água pela manhã. Afinal, estivemos cerca de 8 horas sem ingerir líquidos. O nosso corpo está desidratado e o sistema digestivo esteve parado por longas horas (o que é bom). O nosso corpo é aproximadamente 65 % de água e a grande maioria dos processos fisiológicos depende desta para ocorrerem. Uma mucosa gastro-intestinal hidratada é uma mucosa mais apta a absorver os nutrientes dos alimentos que lhe fornecermos a partir daí.

Houve períodos em que bebia água morna, outros água à temperatura ambiente, outros que bebia água com limão ou mesmo infusões (há uma receita aqui no blog). Não noto grandes diferenças na forma como me sinto com as diferentes versões. Ultimamente tenho optado mais pela água à temperatura ambiente, simples ou com sumo de limão. Em relação à quantidade, depende do que me apetecer. Bebo até sentir necessidade disso. Geralmente rondo os 0,5 a 0,75 L. ​


Ritual n.º 2 - Sumo verde

Depois de me sentir bem hidratada vem então o 2º ritual do dia. Este é bem mais recente mas estou muito satisfeita de o ter integrado na minha rotina. Comecei apenas quando descobrir que podia fazer sumo verde sem ter de comprar uma máquina específica para o efeito (podem ler aqui como o preparo).

Na realidade, uma hidratação completa não se faz apenas com água. São preciso também sais minerais. Esta é uma das 1001 razões pelas quais comecei a beber sumo verde pela manhã. Algumas outras razões são o facto do sumo verde me proporcionar, para além dos minerais (ferro, cálcio, potássio, magnésio, etc), muitas vitaminas, antioxidantes e fitonutrientes importantíssimos para o bom funcionamento do organismo. Isto permite-me fazer, todas as manhãs, um reforço do sistema imunitário, prevenção de processos inflamatórios, prevenção do cancro, eliminação de toxinas e radicais livres, ter uma pele e cabelo saudáveis, etc, etc...E é delicioso! ​

Ritual n.º 3 - Yoga

Este é daqueles que tem ido e vindo nos últimos 2-3 anos. Houve alturas em que fiz com alguma frequência, outras em que passava meses sem fazer. Finalmente, parece-se que veio para ficar, na forma de 20 a 40 minutos todos os dias de manhã. Sempre me senti bem a fazer yoga e sempre me apercebi dos benefícios que tinha em mim. Mas nunca como agora, que a tornei parte da minha rotina diária.

Quando estou a praticar yoga não penso em mais nada. Nas corridas tenho dificuldade de fazer isso, as pernas correm numa direção e a cabeça noutra...Mas a fazer yoga não. Estou presente a 100 %. Estou consciente do meu corpo, da minha respiração, do meu ritmo cardíaco. E isto traz-me uma tranquilidade  inexplicável. Uma tranquilidade e uma capacidade de concentração que, tenho notado, tende a manter-se presente no resto do meu dia e tornando-me não só muito mais produtiva como mais capaz de tirar proveito do dia.



Ritual n.º 4 - Diário

Este é o mais recente dos meus rituais e, para ser sincera, ainda não passou o período crítico dos 21 dias (dizem que para criar um hábito são precisos 21 dias...). De qualquer forma acredito que vá ficar, pelo menos por uns tempos, pois tem-se sabido muito bem.

Este não é um diário como aqueles que se escreve na adolescência, sobre as melhores amigas e as paixonetas de liceu. É uma coisa bem mais simples. É apenas um registo de um pensamento que me surja pela manhã e que faço questão que seja algo positivo. Uma reflexão sobre o que me faz feliz, uma lista de coisas pelas quais estou grata, um desejo que tenho, uma manifestação de amor próprio, etc.

Isto pode parecer-vos uma coisa muito exotérica ou lamechas. Quando a ideia me surgiu foi esse o meu primeiro pensamento..."Que coisa pirosa...". Mas a realidade é que os pensamentos tornam-se nas nossas ações, mesmo sem nos apercebermos disso. Se queremos ser pessoas positivas, focadas no que a vida de melhor nos oferece, então temos de focar o nosso pensamento precisamente nisso. E para mim, escrevê-lo torna a coisa muito mais "oficial".  ​


Ritual nº. 5 - Minimizar

Este veio comigo dos EUA. No tempo em que vivi nos EUA, vivi num pequeno estúdio que tinha apenas o essencial. Tive de fazer algumas compras de utensílios de cozinha e outras coisas domésticas mas apenas o mínimo para viver pois não queria gastar muito dinheiro em coisas que seriam precisas apenas temporariamente. A roupa que levei foi também apenas uma pequena parte do meu roupeiro, por limitação do peso da bagagem. Quando parti só pensava em como as minhas coisas me íam fazer falta. Mas durante todo o tempo que lá estive, não houve uma única vez em que sentisse falta de coisas. Eu sentia era falta muita falta das pessoas!

Não só não sentia falta das minhas coisas como me sentia tão mais livre e leve com o meu roupeiro limitado, os meus utensílios de cozinha tão simples e o meu estúdio minimalista. Adorava o facto de ser tudo tão fácil de limpar e de arrumar e de não ter de perder muito tempo com indecisões matinais sobre o que vestir ou a procurar a camisola x ou as calças y no meio da bagunça

Quando regressei para Portugal e encontrei o meu roupeiro atulhado de roupa (que maioritariamente não usava) e a minha cozinha cheia de máquinas e utensílios a ganhar pó, senti um enormo sufoco. Limpar a casa passou novamente a significar um dia inteiro perdido, em vez dos 30 minutos a 1 hora semanal que usava alegremente nos USA. Lidar com a minha roupa voltou a ser novamente um exercício difícil e marterizante.

Por isso, desde então tenho procurado tornar-me mais minimalista. Evito comprar coisas novas e tento livrar-me daquilo que já não me faz falta. Não tem sido fácil, até porque o João ainda não entrou muito nessa onda do "não usámos nos últimos 2 anos por isso não nos faz falta". Há sempre um "guarda que pode ser preciso..." ou um "ficamos com um suplente. Mas esse suplente nunca faz uso e esse "pode ser preciso" geralmente (99,999% das vezes) nunca chega a acontecer. E como resultado vamos acumulando tralha que não nos serve, que não tem nada para nos oferecer, que não acrescenta qualquer valor às nossas vidas, e que só nos sufoca e nos tira liberdade.

Mas a pouco e pouco, e com algum exercício mental, a coisa vai e temos vindo a livrar-nos de algumas coisas não precisamos ou que não acrescenta qualquer valor às nossas vidas. Este meu 5º ritual consiste precisamente em todas as manhãs eliminar algo que já não me faça falta, nem que seja um mero recibo velho que ficou esquecido na carteira. Todos os dias reduzo a minha tralha física e abro espaço para a minha organização mental. Há dias em que me entusiasmo e lá consigo juntar uma mala de roupa para a caridade ou um saco com 30 frascos de vidro que tinha andado a juntar para quando fizesse compota. Mas como nunca fiz nem tenciono fazer 30 frascos de compota, lá foram eles para a reciclagem uma destas manhãs. E soube tão bem...


Estes são os meus rituais matinais. São estas as coisas que me ajudam a funcionar, a tornar o meu dia mais produtivo e mais agradável. Trazem-me a tranquilidade e a concentração que preciso para o resto do dia.

E para vocês, o que gostam de fazer pela manhã? Partilhem em baixo!

0 visualização
PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved.