Blog

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

Loja

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
PARCEIROS

CANDIDATO A MELHOR BLOG

VEGETARIANO/VEGAN 2016

© 2015 by Just Natural Please. All rights reserved. 

BLOG

  • Just Natural Please

10 Dicas para uma vida mais saudável: parte II (saúde física)

Na última segunda feira partilhei convosco 5 dicas simples que poderiam ajudar-vos a melhorar a vossa saúde, com foco na saúde emocional.

Esta semana focamo-nos na saúde física com as restantes 5 dicas, completando assim o conjunto das 10 dicas para uma vida mais saudável.



​5 Dicas para uma melhor saúde física

1. Mexam o corpo Nós somos criaturas de movimento e precisamos de movimento como de oxigénio nos pulmões. Sabiam que estar sentado já é considerado o "tabagismo do século XXI"? Estar muitas horas sentado é já considerado um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e cancro, mesmo para quem faz exercício físico.

Quando estamos sentados os nossos grandes músculos estão relaxados e o consumo energético é drasticamente reduzido, assim como a circulação sanguínea e linfática. E isto pode ter consequências a longo prazo.

Para além da importância de fazer alguma atividade física de forma regular, é importante também mexer o corpo ao longo do dia. Se têm um trabalho sedentário, façam intervalos regulares (pelo menos de meia em meia hora) e aproveitem para se levantarem, caminharem um pouco e fazerem alguns alongamentos,

Até o hábito estar instalado, pode ser difícil lembrarmo-nos de fazer estes intervalos durante o trabalho. Mas podem sempre colocar um alarme no telemóvel que vos lembre que está na hora de mexer ou fazê-lo em conjunto com os colegas de trabalho, pois a motivação será certamente maior.

Sabiam que já existem secretárias adaptáveis que permitem trabalhar ao computador de pé, de forma alternada com períodos sentados? Acho uma ideia genial!


Outra dica fácil para manterem algum envolvimento muscular enquanto estão sentados é alternarem períodos sentados numa cadeira normal com períodos sentados numa bola de pilates. Devido à instabilidade da bola, alguns dos nossos músculos, sobretudo os abdominais, são obrigados a manterem-se ativos de forma a manter o equilíbrio. Sentar numa bola pode ajudar a melhorar a postura, o equilíbrio e a estabilidade corporal e há também um pequeno aumento do consumo calórico devido à ativação muscular. Eu tenho vindo a utilizar a bola para trabalhar e estou a gostar bastante, mas é importante garantir que se sentam corretamente e que não têm problemas na região lombar. ​


2. Apanhem Sol Já falei anteriormente  (aqui) da importância de nos expormos ao Sol de forma desprotegida (sem protetor solar) por pequenos períodos de tempo mas de forma regular (pelo menos 20 minutos 3 vezes por semana, sempre que as condições climatéricas o permitam). O Sol é essencial para a produção de vitamina D e é sem dúvida a melhor forma de a obtermos.

Andar mais a pé ao ar livre, almoçar em esplanadas ou fazer uma pausa no trabalho para apanhar 10 minutos de Sol são algumas estratégias que poderão incorporar no vosso dia a dia para se exporem ao Sol. Sendo tão importante para a nossa saúde, acho que esta prática deveria tornar-se tão comum como a pausa para café já o é na grande maioria dos locais de trabalho.



3. Bebam mais água No outro dia alguém comentou comigo que não bebia mais água porque depois tinha de ir mais vezes à casa de banho, o que poderia prejudicar o seu desempenho no trabalho. Eu fiquei um pouco em choque mas rapidamente me lembrei de como eu própria já estive nessa posição. Eu era o tipo de pessoa que nada fazia que pudesse prejudicar a minha performance no trabalho. Almoçava em frente ao computador, não fazia pausas para o café e evitava conversar com os meus colegas nas horas de trabalho, para que nada me distraísse. Tinha a ideia de que se tivesse uma excelente performance no trabalho seria muito feliz. Estava errada.

Não há nada de errado em querermos ser muito bons naquilo que fazemos, muito pelo contrário. Se é para fazer mal porquê perder o nosso tempo a fazê-lo? Mas mais horas de trabalho, na maior parte das vezes, não significa maior qualidade de trabalho. E um dos fatores mais importantes para ter um bom desempenho é, sem dúvida, gozar de boa saúde. Sem saúde nada funciona.

A água ocupa cerca de 65 % do nosso corpo por alguma razão. Ela é essencial à grande maioria dos nossos processos fisiológicos. A grande maioria de nós vive num constante estado de desidratação sem mesmo o saber. Uma forma simples de saber se estão a beber água suficiente é olhar para a vossa urina (Sim! Dêem uma espreitadela!). Esta deve ser clara, com um tom amarelado muito suave, quase incolor, e não deve ter um odor forte (exceto a primeira urina da manhã, essa é naturalmente mais concentrada). Se a vossa urina é constantemente amarela e tem odor, então provavelmente não estão a beber água suficiente.  (Notem que alguns medicamentos ou alimentos poderão alterar a cor da vossa urina).

Formas simples de aumentar o vosso consumo de água são por exemplo, começar pela manhã com 1-2 copos de água em jejum (explico porquê neste post aqui), ter uma grande garrafa de água na vossa secretária para bebericar ao longo do dia e aumentar o consumo de alimentos ricos em água, por excelência as frutas e os vegetais frescos.



4. Contatem com a Natureza ​Nós não fomos feitos para estarmos fechados dentro de quatro pareces o dia todo. Precisamos do contato com a Natureza, olhar o verde, respirar ar puro, sentir a brisa na cara e pisar a terra. Estar na Natureza apruma os nossos sentidos, estimula a nossa creatividade, diminui a nossa ansiedade e dá-nos sentido de pertença e de comunidade.

Sempre que possível, pelo menos ao fim de semana, procurem o contato com a Natureza. Façam uma caminhada no campo, subam a uma montanha e contemplem a vista, façam um piquenique ou leiam um livro num parque...Uma das estratégias que encontrei há uns anos atrás para me começar a sentir mais entusiasmada com o contato com a Natureza foi começar a fazer Geocaching. Para quem não conhece, é uma atividade feita em todo o mundo que funciona basicamente como uma busca ao tesouro, através de coordenadas e de pistas. É uma excelente atividade para estar em contato com a Natureza, com amigos ou em família.



5. Comam Alimentos Frescos

​Não podia deixar de falar de alimentação aqui. O que comemos é sem dúvida determinante na forma como nos sentimos. Afinal, somos aquilo que comemos.

Uma das melhores alterações que poderão fazer na vossa alimentação para melhorar a vossa saúde é sem dúvida comer mais alimentos frescos em detrimento de alimentos processados. A Natureza preparou-nos o melhor "menú" para gozarmos da melhor saúde possível. Por isso, é importante fazer com que os alimentos frescos, naturais, não processados, tornem-se na nossa fonte predominante de energia e nutrientes.

Incluam no vosso dia a dia frutas e vegetais frescos em abundância e reduzam ao máximo tudo o que vem em pacote com grandes listas de ingredientes. Simplifiquem a vossa dispensa e rodeiem-se de coisas frescas, com cor, tal e qual como a natureza as preparou para nós. Vão ver que faz toda a diferença, não só a nível físico mas também a nível emocional.


E fica assim completa a lista das 10 dicas para uma vida mais saudável.

Espero que retirem daqui algo que vos seja útil e que se sintam inspirados a fazer pequenas mudanças no vosso dia a dia para que se sintam melhor e vivam com mais qualidade.

Porque todos nós merecemos desfrutar da vida ao máximo!

E não se esqueçam de deixar os vossos comentários em baixo!


9 visualizações